Image Alt

Papa Bem

  >  O Meu Bebé   >  Bebé dos 0 aos 6 meses   >  Brincadeiras ativas para um crescimento saudável: 0 – 6 meses

Brincadeiras ativas para um crescimento saudável: 0 – 6 meses

A atividade física é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. As crianças ativas são mais saudáveis, mais fortes, mais sociáveis e mais confiantes. Para as crianças, a melhor forma de fazer atividade física é brincar!

O envolvimento dos pais é fundamental para incentivar uma vida ativa nos seus filhos. Estamos aqui para apoiá-los neste sentido. Saibam o que podem fazer logo nos primeiros meses de vida do vosso bebé.   

O que são brincadeiras ativas?

As brincadeiras ativas são todas as atividades físicas feitas pelas crianças que incluem momentos de maior intensidade, ou seja, que fazem com que o coração fique mais acelerado e a respiração mais ofegante.  

Mesmo antes de começarem a andar os bebés já podem brincar ativamente. Para um bebé uma brincadeira ativa pode ser esticar-se para alcançar um objeto, rebolar, baloiçar o corpo enquanto está sentado, rastejar ou gatinhar. Mas, antes disso, os bebés terão de experimentar, conhecer melhor o seu corpo e, aos poucos, ganhar força e aprender movimentos cada vez mais difíceis.

Qual o papel dos pais nesta fase?

Durante as poucas horas em que está acordado nesta fase, o bebé está a descobrir o que o seu corpo é capaz de fazer e como funciona o mundo à sua volta. Aos poucos, começa a fazer pequenos movimentos e aumenta a sua força para movimentar-se mais e mais. Ajude-o nesta tarefa! Brinque com ele e incentive as suas tentativas de explorar o seu corpo e o mundo. Assim, estarão também a conhecer melhor um ao outro e a fortalecer não só os músculos, mas também a vossa ligação.

Lembre-se apenas de que logo nos primeiros meses de vida os bebés podem dormir até 18 horas por dia, cansam-se facilmente e aguentam poucos minutos de estímulo de cada vez.

Se o bebé está alerta, seus olhos brilham e os seus movimentos são suaves, é provável que esteja mais disposto para brincadeiras e conversas. Se vira a cara, não demonstra interesse pela brincadeira, parece irritado ou chora, é sinal de que precisa de uma pausa.

Comece desde cedo a reconhecer e respeitar os ritmos e os sinais do seu bebé. Com o tempo verá o quanto isso é importante para organizar o vosso dia-a-dia e para aproximar cada vez mais a vossa relação.

Sabia que…

Brincar com o seu bebé faz com que ele se sinta amado e seguro e isso contribui para o seu desenvolvimento e aprendizagem?

Saber sobre o que o seu bebé já pode ser capaz de fazer em cada etapa do desenvolvimento é muito importante para não exagerar nas expectativas. Desafiá-lo para tarefas que não são próprias para o seu desenvolvimento pode ser frustrante para si e para o seu bebé.

Desenvolvimento do bebé e sugestões de brincadeiras ativas dos 0 aos 4 meses

Como é que o bebé se movimenta?

  • Movimenta a cabeça quando está apoiada, mas nos primeiros tempos de vida não consegue sustentá-la. Entre o primeiro e o segundo mês, o bebé começa a conseguir levantar a cabeça quando está de barriga para baixo e aos poucos a sustentá-la. Pelos 4 meses, já consegue sustentar a cabeça.
  • Movimenta as mãos, os braços e as pernas, mas inicialmente sem controlo. Por volta dos 2 meses começa a movimentar de forma mais controlada os braços e as pernas. Já pode também agarrar alguns objetos com as mãos. Por volta dos 3 meses tentará alcançar a face das pessoas e os objetos que estão próximos, como móbiles.
  • Aos poucos, o bebé começa a controlar o corpo. Entre os 3 e os 4 meses, o bebé pode rolar quando está de lado para ficar de barriga para cima.

Sugestões de brincadeiras ativas:

  • Coloque o bebé de barriga para cima num tapete ou manta no chão e deixe-o movimentar-se livremente. O bebé descobrirá o encanto das suas mãos e pés nesta posição.
  • Coloque o bebé de barriga para baixo alguns minutos todos os dias. Respeite os sinais do bebé. No início, esta posição pode não ser muito apreciada pelo bebé, mas é importante para fortalecer o seu pescoço, o que irá permitir o maior controlo da cabeça. Encoraje o bebé a ficar cada vez mais tempo, conversando e brincando com ele. Pode deitar-se de frente para ele, também de barriga para baixo.

Atenção! Os bebés não devem dormir de barriga para baixo.

  • Disponibilize brinquedos adequados à idade do bebé. Os brinquedos vão servir para estimular delicadamente os sentidos e o movimento do bebé que, com o passar do tempo, tentará alcançá-los e agarrá-los. Devem ter diferentes texturas, cores e fazer diferentes sons, para que o bebé sinta na pele, veja e ouça. Podem ser um mobile pendurado no berço, caixas de música, peluches, brinquedos que fazem sons quando movimentados, rocas ou outros brinquedos próprios para a idade. Mas também podem ser simples objetos da casa, desde que sejam limpos e seguros e não sejam excessivamente estimulantes, ou seja, não tenham luzes e sons fortes.
  • Brinque com o bebé. Os pais são os melhores companheiros de brincadeira. Aproveite as oportunidades em que o bebé está acordado para fazer expressões faciais, fazer movimentos suaves com as mãos para que ele veja, cantar, falar, tocar-lhe suavemente, ouvir música, fazer-lhe uma massagem. O bebé tentará imitá-lo, segui-lo com olhar e, dentro em breve, alcançá-lo.Tenha em conta que durante estes primeiros meses de vida os bebés só conseguem ver bem o que está a cerca de um palmo dos seus olhos.
  • Comemore com o bebé cada conquista. Agarrar ou alcançar um objeto é uma tarefa difícil para quem acaba de nascer e o seu estímulo o torna mais autoconfiante para tentar progredir ainda mais.

Nota: As informações que disponibilizamos aqui servem apenas como um guia. Cada criança é uma criança. O desenvolvimento do seu bebé pode ser diferente de outro com a mesma idade.

Desenvolvimento do bebé e sugestões de brincadeiras ativas dos 4 aos 6 meses

Como é que o bebé se movimenta?

  • Balança o corpo quando está de barriga para cima e aos poucos consegue virar-se de barriga para baixo.
  • Agarra os objetos e começa a conseguir mudá-los de uma mão para a outra.
  • Movimenta o corpo, firmando os pés na superfície onde está deitado.
  • Ganha maior controlo sobre a cabeça, o que o permitirá depois ficar sentado.
  • Pelos 6 meses, consegue ficar sentado com apoio.

Sugestões de brincadeiras ativas:

  • Coloque o bebé deitado no chão, numa superfície macia, mas firme e segura. Incentive-o a balançar o corpo e a tentar rebolar ajudando-o e colocando brinquedos em posições diferentes para o bebé tentar alcançar.
  • Coloque o bebé de barriga para baixo e incentive-o a movimentar-se para frente: chame o bebé e faça os brinquedos rebolarem.
  • Sente o bebé apoiado em almofadas, brinquem, conversem ou cante canções a fazer gestos suaves com as mãos para que o bebé acompanhe.
  • Disponibilize brinquedos coloridos, com sons e texturas variadas e que se movimentem. As bolas macias são uma boa opção.
  • Brinque com o bebé. Incentive-o a alcançar os brinquedos e a movimentar-se para conseguir chegar cada vez mais longe. Converse, cante, conte histórias, faça cócegas e responda aos sons que o bebé faz.
  • Existem aulas de ginástica para os bebés nesta fase, onde pais e bebés brincam, aprendem e fortalecem as suas relações. Estas aulas podem ser ainda uma oportunidade de partilha entre pais, o é bastante interessante e agradável. Desde que seja realmente um prazer para si e para o bebé e não represente um transtorno na vossa rotina, podem participar nestas aulas.   

Nota: As informações que disponibilizamos aqui servem apenas como um guia. Cada criança é uma criança. O desenvolvimento do seu bebé pode ser diferente de outro com a mesma idade.