“Eu faço isso!”

No período compreendido entre 1 a 3 anos, a criança quer demonstrar frequentemente a sua independência. Nesta fase está a aprimorar a sua coordenação e a aprender a comer sozinha. Incentive a sua autonomia! Ofereça ajuda, mas deixe-a assumir cada vez mais esta tarefa.

É somente por volta dos 18 meses que a maioria das crianças consegue levar a colher à boca com mais destreza. Mas lembre-se que cada uma tem o seu ritmo de desenvolvimento. Respeite o ritmo da sua. Quanto mais puder praticar, com a colher ou com as mãos, mais depressa passará à próxima fase, ou seja, comer sozinha e sem desordem.

Lembre-se também que a criança pequena está a experimentar tudo à sua volta pela primeira vez. É natural que queira sentir o alimento também com as mãos. Deixe-a tocar nos alimentos. Esta fase irá passar rapidamente como todas as outras!

Até que a sua criança aprenda a comer bem, proteja a roupa, tapete, chão e mesa para não se importar com a sujidade.

Sugestão …

Por volta dos 2 anos de idade, ofereça um garfo com pontas arredondadas à sua criança. Embora vá utilizar a colher a maior parte do tempo, é bom que comece a habituar-se. Quanto à faca, pode oferecer uma sem corte por volta dos 3 anos de idade.