Comece pela lista de compras!

Planear as compras é o primeiro passo para fazer as escolhas certas. Os supermercados estão abarrotados de uma variedade estonteante de produtos. A organização dos produtos nas prateleiras é feita de forma a induzir a compra de alguns. Com uma lista de compras pré-definida na mão, é menos provável que dê atenção a produtos alimentares que não precisa. Sobrará tempo e dinheiro para escolher e comprar aquilo que realmente necessita. Sem se esquecer de nada.

Antes de ir às compras, planeie todas as refeições da família para aquele período de tempo e faça uma lista do que precisa comprar. 

Dica…

Não se esqueça que os produtos alimentares com excesso de açúcares, gorduras e sal e de baixo valor nutritivo, como guloseimas, bebidas açucaradas e salgados fritos de pacote (snacks), devem ser consumidos apenas ocasionalmente, em dias de festa.

Evite tê-los em casa. Para isso, só os inclua na lista de compras se realmente forem fazer parte da alimentação da família naquele período e, no supermercado, resista à tentação de colocá-los no carrinho.