Como é que uma criança fica obesa?

A maioria das crianças e adolescentes obesos têm a chamada obesidade nutricional, ou seja, engordam porque comem mais do que necessitam. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, são raras as situações em que as crianças e os adolescentes apresentam obesidade por outros motivos, como doenças ou a utilização de medicamentos.

Isso funciona da seguinte forma. Diariamente, as crianças necessitam de energia para o crescimento, o desenvolvimento e o funcionamento do seu organismo. Essa energia vem através da alimentação. São as chamadas calorias. Quando uma criança consome mais calorias do que aquelas que gasta, as calorias em excesso acumulam-se sob a forma de gordura. Com o passar do tempo e a contínua acumulação de gordura no organismo, a criança deixa de ter um peso normal e passa a ter excesso de peso. À medida que a situação se agrava, o excesso de peso aumenta e pode chegar ao grau de obesidade.

Observa-se assim que a obesidade não acontece de repente mas ao longo do tempo. Na maioria dos casos é o resultado de consumos excessivos de calorias, que podem ser pequenos, mas que são repetidos ao longo de dias, semanas, meses e anos.

Vídeo: 

Folhetos: