Como escolher os produtos embalados?

Existe uma enorme variedade de produtos alimentares processados e embalados. A leitura dos rótulos e a comparação entre produtos semelhantes é indispensável para fazer as escolhas certas.

É também muito importante verificar o estado da embalagem. É a embalagem que garante a segurança e as características do produto. Não compre produtos com embalagens sujas, danificadas, opadas (inchadas) ou abertas.

O que é importante observar nos rótulos dos alimentos?

Ao observar um rótulo reserve a sua atenção principalmente às seguintes informações:    

Nome do alimento ou designação de venda

É seguramente o primeiro passo para comprar aquilo que realmente quer. Muitas pessoas compram sobremesas lácteas a pensarem que estão a comprar iogurtes, por exemplo.

Prazo de validade   

Indica até quando é seguro consumir o alimento. A partir daquela data o alimento pode não estar próprio para consumo.

Pode vir apresentado das seguintes formas:

Consumir até… (dia/mês)

Consumir de preferência antes de… (dia/mês)

Consumir de preferência antes do fim de… (mês/ano)

Atenção! Lembre-se que pode não ser vantajoso comprar embalagens grandes de produtos com prazo de validade curto ou que, depois de abertas as embalagens, devem ser usados num curto espaço de tempo.

Condições de conservação

Indica de que forma aquele alimento deve ser conservado para garantir que seja seguro.

Atenção! As condições de conservação podem ser diferentes depois de abertas as embalagens. Esta informação estará no rótulo.

Quantidade presente na embalagem

As quantidades dos produtos presentes nas embalagens variam muito. Na hora de comparar preços, é importante ter atenção a esta informação. Compare as quantidades dos produtos alimentares antes da sua seleção porque produtos aparentemente mais baratos podem-no ser apenas porque têm menos quantidade do que os outros. Além disso, é importante observar a quantidade para comprar aquela que necessita.  

Atenção! Alguns produtos apresentam duas quantidades na embalagem: a bruta e a líquida. Isso é comum em conservas, por exemplo. A quantidade líquida refere-se ao peso real do produto que vai ser consumido. No caso das conservas, é o peso do alimento sem o líquido de conserva. 

Informação Nutricional

Com a Informação Nutricional do produto ficamos a conhecer a sua composição nutricional, ou seja, qual a quantidade de calorias (energia)  e nutrientes que fornece por cada 100 g, 100 ml ou porção do produto alimentar.

Regra geral,para comparar produtos semelhantes, deve utilizar as Informações Nutricionais por 100g ou 100ml. As Informações Nutricionais por porção só devem ser utilizadas no caso de alimentos em doses individuais, que serão consumidas de uma só vez.  

Lista de Ingredientes

Na Lista de Ingredientes vai encontrar todos os ingredientes que fazem parte daquele produto em ordem decrescente de quantidades. Assim, o primeiro ingrediente é aquele que faz parte do produto em maior quantidade e o último, em menor quantidade.

É importante ler a Lista de Ingredientes de todos os produtos. Não será raro surpreender-se com ingredientes que nunca pensou poder encontrar. Por exemplo, existem conservas de milho doce que contêm açúcar. Já os boiões de fruta para bebés costumam conter sumo de uva ou concentrado de fruta, o que aumenta a quantidade de açúcares presentes no produto.  

Folhetos: