Como ocorre a produção e a expulsão do leite?

A produção e a expulsão do leite materno são mecanismos controlados principalmente por duas hormonas que agem no organismo da mãe: a prolactina e a ocitocina. A hormona prolactina é responsável pela produção do leite, enquanto a hormona ocitocina é responsável pela saída ou expulsão do leite.

Quando o bebé mama, impulsos nervosos saem do mamilo para o cérebro da mãe que “ordena” a libertação da prolactina e da ocitocina. Durante as primeiras semanas após o nascimento, é muito importante que o bebé mame frequentemente para estimular os mamilos da mãe e aumentar a produção de prolactina e de leite.

Um aspeto importante relativamente à prolactina é que esta hormona é libertada em maior quantidade durante a noite. Assim, amamentar o bebé também durante a noite é essencial para uma boa produção de leite. A prolactina tem um efeito relaxante na mãe. Apesar de amamentar durante a noite, a mãe acaba por sentir-se descansada.

Relativamente à ocitocina, o seu papel é ajudar o bebé a extrair o leite da mama da mãe através da contração das pequenas bolsas que armazenam o leite. A sua ação está muito ligada às sensações e sentimentos da mãe. Pode começar a atuar, por exemplo, quando a mãe vê, toca ou ouve o seu bebé, quando sente o seu cheiro ou simplesmente quando pensa nele. Muitas vezes é possível ver o leite a escorrer ou a sair em jatos finos. É a ocitocina a atuar.

Estar junto do bebé desde as primeiras horas da sua vida é muito importante para estimular a ação da ocitocina. Contudo, se a mãe está aborrecida, triste ou tem alguma dor que a incomode, a ação da ocitocina pode ser bloqueada e a saída do leite pode ser mais difícil. Por isso é tão importante que a mãe receba o carinho e o apoio das pessoas mais próximas, se sinta confortável, descanse sempre que possível e tenha o seu bebé perto de si.

A ocitocina e a prolactina ajudam a mãe a reduz o stresse, favorecendo a vinculação mãe-bebé, tão importante para o bem-estar de ambos.

A confiança e o apoio da família e dos amigos são essenciais para que este processo decorra bem.

Vídeo: