Como preparar os alimentos para esta fase?

Os primeiros alimentos oferecidos ao bebé (papa, puré de fruta ou puré de legumes) devem ter uma consistência cremosa, aveludada e sem grumos, para que o bebé não se engasgue e aprenda a engolir a partir da colher.

Para a melhor adaptação do bebé, as primeiras refeições podem ter uma consistência mais líquida. Mas, de acordo com o desenvolvimento e a aceitação do bebé, devem passar a uma consistência cremosa e aveludada.

As papas de cereais devem ser preparadas de acordo com as instruções da embalagem e devem ser bem dissolvidas e misturadas. Tenha atenção pois há papas que devem ser preparadas com o leite materno ou o leite utilizado pelo bebé e outras que devem ser preparadas com água. Nas primeiras refeições, pode-se utilizar um pouco menos de pó para que a papa fique mais líquida.

Não é necessário preparar toda a quantidade de papa sugerida na embalagem, uma vez que nesta fase o seu bebé vai comer bem menos. Pode fazer, por exemplo, metade da receita, ou até mesmo um terço, dividindo a quantidade dos ingredientes sugeridos por 3. 

Os purés de legumes podem ser preparados com os vegetais cozidos a vapor ou numa panela com uma pequena quantidade de água e depois passados com um robot, uma varinha mágica ou no passe-vite. No caso dos vegetais cozidos a vapor vai ser necessário acrescentar um pouco da água utilizada para fazer o vapor antes de passá-los. Acrescente um fio de azeite ao puré antes de servir. 

Por fim,as frutas podem ser bem amassadas, passadas ou, quando mais rijas, cozidas numa pequena quantidade de água e reduzidas a puré.

Lembre-se que os bebés são mais suscetíveis às doenças transmitidas pelos alimentos. Siga rigorosamente as orientações sobre higiene na preparação e conservação dos alimentos.

Sabia que…

Os hortícolas e frutas da época da produção nacional normalmente contêm menos pesticidas e outros químicos do que aqueles que têm de viajar longas distâncias para chegar até à sua mesa?

Além disso, são mais baratos. Prefira o que é português!