Como preparar as refeições?

As papas de cereais devem ser preparadas de acordo com as instruções da embalagem e devem ser bem dissolvidas e misturadas. Tenha em atenção que há papas que devem ser preparadas com o leite materno ou o leite utilizado pelo bebé e outras que devem ser preparadas com água. Se for necessário, nas primeiras refeições, pode-se utilizar um pouco menos de pó para que a papa fique menos espessa.

Nem sempre é necessário preparar toda a quantidade de papa sugerida na embalagem. Dependendo da quantidade que o bebé come, pode fazer, por exemplo, metade da receita.

Os purés de legumes podem ser preparados com os vegetais cozidos a vapor ou numa panela com uma pequena quantidade de água. Depois devem ser passados com um robot, com uma varinha mágica ou no passe-vite ou, simplesmente, amassados, quando o bebé já estiver desenvolvido o suficiente para isso. No caso dos vegetais cozidos a vapor vai ser necessário acrescentar um pouco da água utilizada para fazer o vapor antes de passá-los ou amassá-los. Antes de servir, acrescente um fio de azeite ao puré.

As frutas podem ser bem amassadas, passadas ou, quando mais rijas, cozidas em uma pequena quantidade de água e reduzidas a puré.

E quanto à carne e ao peixe?

A carne e o peixe podem ser cozinhados juntamente com o puré de legumes, nas quantidades indicadas para cada refeição. A partir dos 8 ou 9 meses, também podem ser cozinhados em água, grelhados, guisados ou estufados para serem oferecidos à parte, como segundo prato. 

Vídeo: