De quanto tempo de brincadeiras ativas precisa a criança dos 12 meses aos 5 anos?

 As brincadeiras ativas são essenciais para todas as crianças. Alguns especialistas recomendam que crianças dos 12 meses aos 5 anos tenham liberdade para estarem ativas por, pelo menos, 3 horas por dia, em intervalos repartidos ao longo do dia. Nestas ocasiões, devem ter oportunidade para realizar livremente atividades leves, moderadas e intensas, de acordo com a sua disposição.

As crianças devem ter oportunidades diárias e constantes para fazer aquilo que melhor sabem: movimentar-se livremente, brincar e explorar.

É também importante combater o sedentarismo e evitar que as crianças passem longos períodos em cadeirinhas, carrinhos, em frente dos ecrãs de televisão, ou restritas a espaços muito pequenos.

É comum vermos os pais aflitos e aborrecidos porque as suas crianças não param de correr no supermercado, no restaurante ou em qualquer outro ambiente em que tenham um pouco mais de liberdade. Temos de pensar se esta não é uma forma das crianças extravasarem as suas energias quando passam horas a fio impedidas de o fazer. Se tiverem mais oportunidades para serem ativas, como é natural para uma criança nesta fase, certamente serão mais cooperantes.

A televisão merece aqui uma atenção especial pois é um dos grandes obstáculos da vida moderna para uma vida ativa de crianças e adultos. Quando utilizada de forma inadequada, tem ainda outras implicações negativas no desenvolvimento global da criança. São recomendações dos especialistas: 

  • Crianças com menos de 2 anos de idade não devem ver televisão.
  • Dos 2 aos 5 anos de idade as crianças não devem passar mais do que 1 hora por dia a ver televisão ou a jogar jogos de ecrã.