De quanto tempo de brincadeiras ativas precisa um bebé?

As brincadeiras ativas são essenciais para todas as crianças. As recomendações acerca da quantidade e do tipo de atividade física capazes de promover benefícios para a saúde das crianças desde pequeninas apenas agora começam a ser estabelecidas, nomeadamente para o primeiro ano de vida.  

As crianças devem ter oportunidades diárias e constantes para fazer aquilo que melhor sabem: movimentar-se livremente, brincar e explorar.

É também importante combater o sedentarismo e evitar que as crianças passem longos períodos em espreguiçadeiras, cadeirinhas, carrinhos, parques ou restritas a espaços muito pequenos. Estes equipamentos são muitas vezes necessários, mas há que haver um equilíbrio entre o tempo que as crianças passam neles ou livres para movimentarem-se como quiserem.

Além disso, crianças com menos de 2 anos de idade não devem ver televisão. A televisão é um dos grandes obstáculos para a vida ativa das crianças e adultos nos dias de hoje. É de salientar que durante os 2 primeiros anos de vida a televisão é particularmente prejudicial para o desenvolvimento global da criança.  

Vídeo: