Desenvolvimento da criança e sugestões de brincadeiras ativas dos 12 aos 15 meses

12 AOS 15 MESES

 

 

Como se movimenta a criança?

  • Faz progressos na marcha: primeiro anda com os braços levantados e aos poucos vai dominando melhor este movimento.

Atenção à segurança!

A criança vai conseguir chegar a objetos que antes estavam fora do alcance. Retire do seu alcance os objetos pequeninos que possam ser engolidos e outros objetos perigosos, como objetos quebráveis, objetos cortantes, produtos de limpeza, remédios, velas, etc.

Tome precauções de segurança, como colocar fechos nas janelas, gavetas e armários.

Tenha em atenção que nesta altura as quedas são muitas e as esquinas vivas, os desníveis no chão e os tapetes são ainda mais perigosos.

Consulte o texto “Brincar com segurança” e saiba mais sobre como garantir a segurança da sua criança enquanto brinca.

Sugestões de brincadeiras ativas

n  Os brinquedos com rodas para puxar e empurrar, bolas e baús ou caixas para colocar e tirar brinquedos provavelmente continuam e continuarão a fazer muito sucesso. Mas é possível que nesta fase a criança esteja muito ocupada com desafios mais interessantes: andar e explorar todo o ambiente.

n  Os veículos com rodas e sem pedais para a criança passear com o impulso dos pés podem ser muito apreciados por crianças a partir dos 12 meses. Mas esteja sempre muito próximo da criança pois o risco de queda, principalmente para trás, é grande.  

n  Leve a criança a um parque com piso estável, sem desníveis e, de preferência, macio, próprio para crianças. Será ainda mais divertido se neste parque houver baloiços, túneis, escorregas ou outros equipamentos seguros para bebés. 

n  Brinque no chão com a criança e cante canções que envolvam pequenos gestos para que ela tente imitar. Ouçam música, “dancem” e toquem instrumentos, como xilofones, maracas, paus de chuva, chocalhos e tambores.

Existem aulas de natação e ginástica para crianças nesta fase. Estas aulas não são mais do que brincadeiras mais ou menos organizadas que servem para estimular o desenvolvimento da criança e o prazer por uma vida ativa. Além disso, são uma boa oportunidade de interação da criança com os pais e de convívio entre os adultos.

Desde que sinta que é um prazer para os dois e não um transtorno, pode inscrever a sua criança nestas atividades.

As informações que disponibilizamos aqui servem apenas como um guia. Cada criança é uma criança e o desenvolvimento da sua pode ser diferente do desenvolvimento de outra com a mesma idade. Não deixe de consultar as sugestões para todas as etapas.

Vídeo: