Desenvolvimento da criança e sugestões de brincadeiras ativas dos 3 aos 5 anos

3 AOS 5 ANOS

 

 

Como se movimenta a criança?

n  Equilibra-se num só pé, primeiro apenas por alguns segundos e mais tarde consegue saltar ao pé-coxinho.

n  Sobe e desce escadas alternando os pés e com cada vez menos apoio.

n  Pedala um triciclo ou uma bicicleta, inicialmente com rodas de apoio.

n  Apanha uma bola.

n  Corre depressa.

n  Atira bolas para longe.

Sabia que…

Por volta dos 3 anos as crianças ainda ficam facilmente cansadas e vão necessitar de algumas pausas durante as brincadeiras mais intensas?

A partir, mais ou menos, dos 4 anos as crianças já têm mais resistência e aguentam períodos mais longos em atividades mais intensas.

Atenção à segurança!

Não descure dos cuidados com a segurança da criança. Empenhe-se em encontrar locais seguros para a sua criança brincar dentro e fora de casa. Mas lembre-se que as crianças devem estar sempre vigiadas. Por volta dos 4 anos começam a ter mais noção do que pode ser perigoso para elas. Mas ainda necessitam da ajuda dos adultos para não correrem riscos.   

Consulte o texto “Brincar com segurança” e saiba mais sobre como garantir a segurança da sua criança enquanto brinca.

Sugestões de brincadeiras ativas

A criança está ávida por pôr à prova todas as suas capacidades físicas e aprender coisas novas. As sugestões da etapa anterior, 12 aos 36 meses, servem também para esta etapa. Por isso vamos relembrá-las.

n  Vão ao parque, à praia, brinquem às escondidas, à apanhada, de “siga o líder”, joguem bowling, joguem à bola com os pés e com as mãos, cantem canções que envolvam movimentos para a criança imitar, tentem apanhar bolinhas de sabão, dancem, imitem animais, enfim, divirtam-se.

n  Vão ao mercado próximo ou, simplesmente, saiam para um passeio a pé. Estas são também oportunidades para se sociabilizarem com as pessoas da redondeza;

n  Experimentem esta brincadeira: ponha uma música e comecem a correr à volta da mesa ou a dançar. Pare a música e ensine a criança a parar sempre que a música deixar de tocar. Pode começar por gritar “pare” ou “stop” quando desligar a música. 

n  Criem um percurso com obstáculos dentro ou fora de casa, para que a criança tenha que correr, saltar um papel ou uma folha, contornar um móvel ou árvore, passar por baixo de uma cadeira ou por dentro de um túnel, rebolar sobre um colchão ou sobre a relva. Para dar mais emoção, pode até fingir que os obstáculos são animais ferozes, rios, etc. 

n  Brinquem de acertar uma bola num cesto ou num balde a uma distância cada vez maior. 

n  Brinquedos de puxar, cavalos de pau, carrinhos de mão, triciclos, bolas, túneis, todos podem fazer as delícias da criança.

n  As brincadeiras com água são normalmente muito apreciadas em dias quentes. Sempre com muita atenção ao risco de afogamento em piscinas, mesmo quando o nível da água é baixo.   

n  Experimentem jogar alguns jogos tradicionais: Macaca, Macaquinho do chinês, Corrida de sacos, Jogo das Cadeiras, Mamã dá licença… No início pode fazer adaptações para tornar os jogos mais simples. Com o passar do tempo a criança vai adquirindo mais capacidades e vai aprendendo a seguir as regras. 

n  Sugestões de brinquedos: túneis, frisbee, “bola saltitona”, triciclo, bicicleta com rodas de apoio. Atenção aos equipamentos de segurança!

n  Os jogos com bola são normalmente muito apreciados, sejam eles com os pés, com as mãos ou com raquetas.

n  Envolva a criança em atividades de casa, como arrumar as camas, os brinquedos ou levantar os pratos da mesa quando acaba uma refeição. Nesta fase elas adoram sentir-se úteis e mais crescidas.  

n  Desde que a sua criança demonstre interesse e prazer, pode inscrevê-la em uma das muitas atividades desportivas que existem para esta fase: aulas de natação, de ginástica, de dança, desportos coletivos, lutas, etc.

As informações que disponibilizamos aqui servem apenas como um guia. Cada criança é uma criança e o desenvolvimento da sua pode ser diferente do desenvolvimento de outra com a mesma idade. Não deixe de consultar as sugestões para todas as etapas.

Vídeo: