Desenvolvimento do bebé e sugestões de brincadeiras ativas dos 0 aos 4 meses

Como é que o bebé se movimenta?

  • Movimenta a cabeça quando está apoiada, mas nos primeiros tempos de vida não consegue sustentá-la. Entre o primeiro e o segundo mês, o bebé começa a conseguir levantar a cabeça quando está de barriga para baixo e aos poucos a sustentá-la. Pelos 4 meses, já consegue sustentar a cabeça.
  • Movimenta as mãos, os braços e as pernas, mas inicialmente sem controlo. Por volta dos 2 meses começa a movimentar de forma mais controlada os braços e as pernas. Já pode também agarrar alguns objetos com as mãos. Por volta dos 3 meses tentará alcançar a face das pessoas e os objetos que estão próximos, como móbiles.
  • Aos poucos, o bebé começa a controlar o corpo. Entre os 3 e os 4 meses, o bebé pode rolar quando está de lado para ficar de barriga para cima.

Sugestões de brincadeiras ativas

  • Coloque o bebé de barriga para cima num tapete ou manta no chão e deixe-o movimentar-se livremente. O bebé descobrirá o encanto das suas mãos e pés nesta posição.
  • Coloque o bebé de barriga para baixo alguns minutos todos os dias. Respeite os sinais do bebé. No início, esta posição pode não ser muito apreciada pelo bebé, mas é importante para fortalecer o seu pescoço, o que irá permitir o maior controlo da cabeça. Encoraje o bebé a ficar cada vez mais tempo, conversando e brincando com ele. Pode deitar-se de frente para ele, também de barriga para baixo.

Atenção! Os bebés não devem dormir de barriga para baixo.

  • Disponibilize brinquedos adequados à idade do bebé. Os brinquedos vão servir para estimular delicadamente os sentidos e o movimento do bebé que, com o passar do tempo, tentará alcançá-los e agarrá-los. Devem ter diferentes texturas, cores e fazer diferentes sons, para que o bebé sinta na pele, veja e ouça. Podem ser um mobile pendurado no berço, caixas de música, peluches, brinquedos que fazem sons quando movimentados, rocas ou outros brinquedos próprios para a idade. Mas também podem ser simples objetos da casa, desde que sejam limpos e seguros e não sejam excessivamente estimulantes, ou seja, não tenham luzes e sons fortes.   
  • Brinque com o bebé. Os pais são os melhores companheiros de brincadeira. Aproveite as oportunidades em que o bebé está acordado para fazer expressões faciais, fazer movimentos suaves com as mãos para que ele veja, cantar, falar, tocar-lhe suavemente, ouvir música, fazer-lhe uma massagem. O bebé tentará imitá-lo, segui-lo com olhar e, dentro em breve, alcançá-lo.Tenha em conta que durante estes primeiros meses de vida os bebés só conseguem ver bem o que está a cerca de um palmo dos seus olhos.
  • Comemore com o bebé cada conquista. Agarrar ou alcançar um objeto é uma tarefa difícil para quem acaba de nascer e o seu estímulo o torna mais autoconfiante para tentar progredir ainda mais.

 

Nota: As informações que disponibilizamos aqui servem apenas como um guia. Cada criança é uma criança. O desenvolvimento do seu bebé pode ser diferente de outro com a mesma idade.

Folhetos: