Eu posso beber café durante a gravidez?

Durante a gravidez não é necessário cortar radicalmente com o café. Mas deve limitar o seu consumo e ter ainda em conta outros alimentos e bebidas que contenham cafeína, como alguns refrigerantes e o chocolate.

A cafeína consumida pela mãe passa para o bebé através da placenta. O organismo imaturo do bebé tem mais dificuldade em processar e eliminar a cafeína. Alguns estudos encontraram relação entre o consumo de grandes quantidades de cafeína e o aborto ou o baixo peso do bebé ao nascimento. No entanto, o consumo moderado de café e outros alimentos ou bebidas que contenham cafeína parece não ter consequências negativas para a mulher ou o bebé durante a gravidez.

É importante saber que algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína e têm maior dificuldade de eliminá-la do organismo. Além disso, a gravidez também diminui a velocidade de eliminação da cafeína no organismo. Por isso, pessoas mais sensíveis à cafeína e mulheres grávidas poderão estar mais suscetíveis a alguns efeitos indesejáveis da cafeína, como insónias. 

Assim, recomenda-se que as mulheres grávidas consumam no máximo 200mg de cafeína por dia.