Evitar o consumo de doces, bolos, chocolates, fritos de pacote e outros géneros alimentícios com excesso de açúcares, gordura e sal e de baixo valor nutritivo

O consumo de géneros alimentícios com excesso de açúcares, gorduras e sal e de baixo valor nutritivo está associado ao excesso de peso e a doenças como a diabetes.

  • Limitar o consumo de géneros alimentícios de baixo valor nutritivo a dias de festa e em pequenas quantidades.
  • Orientar os pais para não colocarem estes géneros alimentícios nas lancheiras dos filhos.
  • Nos dias de festa, convém não exagerar. A instituição deve esforçar-se para que os lanches nos dias de festa sejam mais saudáveis e incluam, por exemplo, frutas, vegetais, cereais integrais (pão, bolacha…) e queijos meio gordos.

É ainda muito importante incentivar outras formas de comemorar os aniversários, com atividades como:

  • Nomear o aniversariante o líder da turma durante aquele dia;
  • Realizar uma brincadeira ativa e dar um papel de destaque ao aniversariante;
  • Sugerir que os pais doem um livro para a biblioteca em vez de levarem os habituais saquinhos com guloseimas. Ler o livro para as crianças em sala;
  • Oferecer uma medalha, uma coroa ou outro adereço ao aniversariante e reservar um lugar especial para que ele se sente durante aquele dia;
  • Oferecer ao aniversariante um livro de recordações da turma, com desenhos e mensagens dos amigos.

Entre tantas outras que os educadores são peritos em criar!

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