Incentivar o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida

Para colocar em prática esta medida é essencial demonstrar total apoio às mães que desejam continuar a oferecer o leite materno aos seus filhos.

n  As mães podem ser convidadas a amamentar na instituição: antes de deixarem o bebé, na hora do almoço e quando forem buscar o bebé. Para estas mães é necessário disponibilizar um local confortável, limpo e reservado.

n  Para as mães que desejam levar o leite refrigerado ou congelado para ser oferecido ao bebé através do biberão, é necessário assegurar, de ambas as partes, as medidas de higiene e segurança na extração, transporte, conservação e oferta do mesmo.

n  Os pais devem ser orientados a oferecerem o biberão com o leite materno em casa, uma vez ao dia, cerca de um mês antes da entrada dos bebés para a creche. Assim, ao entrarem para a creche, os bebés já estarão habituados a esta nova forma de alimentação.

n  Pode ser importante que a mãe comece a fazer uma reserva de leite congelado cerca de um mês antes da entrada do bebé para a creche.    

n  É importante conhecer a rotina do bebé e combinar com os pais alguns detalhes. Por exemplo, se a mãe quer amamentar o bebé quando for buscá-lo pode ser necessário não alimentá-lo uma ou duas horas antes deste horário. É também essencial saber o que fazer em situações excecionais, como atraso na hora da saída, falta de leite, entre outras.      

n  As doses de leite necessárias para cada refeição podem ser levadas no biberão, num copo com tampa ou em sacos plásticos próprios para a congelação do leite materno. Nestes devem estar registados o nome do bebé e a data de retirada do leite. É ainda recomendado que se tenha uma ou duas porções de leite congelado de reserva.  

Vídeo: