O aleitamento materno

Em nenhuma outra etapa da vida de um ser humano pode haver uma forma tão natural, saudável e perfeita de alimentação como nos primeiros 6 meses de vida. Do nascimento até aos 6 meses o aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem a oferta conjunta de nenhum outro alimento sólido ou líquido, é a alimentação ideal para a grande maioria dos bebés. 

O leite materno é um alimento adaptado ao bebé. A sua composição e a quantidade de leite produzida variam nas diversas etapas da vida do bebé, de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, durante os primeiros dias de vida do bebé a mama produz o colostro. O colostro é especialmente rico em anticorpos, que protegem o bebé de infeções, e contem outras substâncias que mantêm o aparelho digestivo do bebé a funcionar.

Assim, o leite materno fornece tudo aquilo que o seu bebé necessita em termos de alimentação durante os primeiros 6 meses de vida e pode continuar a ser o seu principal alimento até ao final do primeiro ano de vida.

São muitas as vantagens do aleitamento materno relativamente a outro tipo de alimentação, como o aleitamento artificial (por biberão, com leite de fórmula). Alguns dos benefícios do aleitamento materno para a saúde do bebé podem prolongar-se até à adolescência ou à vida adulta. É o caso, por exemplo, da proteção contra a obesidade. Verifique a seguir!

Vídeo: 

Folhetos: 

Bibliografia da secção: