O boião que eu compro para o meu bebé tem escrito no rótulo “Sem adição de açúcar”. Devo confiar nesta informação?

É importante ter algum cuidado com as chamadas alegações nutricionais. Por exemplo: “Alto teor de fibra”; “Light”; “Sem adição de açúcar”.

Estas alegações são regulamentadas por lei e têm que ser verdadeiras. No entanto, para modificar a quantidade de um nutriente ou ingrediente nos alimentos, muitas vezes é necessário acrescentar outros. É o caso dos alimentos muito ricos em fibra, por exemplo, que são muitas vezes ricos em açúcares e gorduras. Ou dos iogurtes light que não têm açúcar e têm adoçantes (edulcorantes). Já os boiões, muitas vezes contêm sumo de fruta concentrado no lugar do açúcar, o que faz com que tenha excesso de açúcares em comparação com a própria fruta.

Para saber realmente o que está a comprar, verifique sempre a Lista de Ingredientes e as Informações Nutricionais dos produtos. Se quer comprar um pão integral, por exemplo, veja se o primeiro ingrediente da Lista é a farinha integral e avalie e compare a quantidade de fibras no campo Informação Nutricional. 

Dica…

Faça uma lista dos produtos que pode escolher para a sua família. Por exemplo, os iogurtes, os cereais, as bolachas, os pães que podem ser a opção na hora das compras. Assim, será possível variar nas escolhas sem perder muito tempo na hora de comprar. 

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