O marketing dos alimentos para crianças

Por volta dos 3 anos de idade a criança começa a estar mais sensível à publicidade na televisão e a pedir que os pais comprem este ou aquele produto que viu anunciado. Grande parte dos anúncios é de cadeias de fast food e de produtos alimentares ricos em açúcares e gorduras e de baixo valor nutritivo. Muitas vezes, utilizam os personagens preferidos das crianças como forma de atraí-las.

Comece a explicar à criança que os anúncios são feitos para incentivar a comprar e gostar de um produto, mesmo que não seja muito saudável. Dê exemplos concretos sobre o que está a falar.

Para evitar a exposição excessiva aos comerciais, limite a 1 hora o tempo que a sua criança passa diariamente em frente à TV, mude de canal durante os intervalos, grave os seus programas preferidos, ou utilize DVDs.

Os supermercados também estão arrumados de forma a chamar a atenção das crianças para determinados produtos. Evite levar a criança ao supermercado nesta fase. Se não tiver outra alternativa, leve uma lista de compras e explique que vai comprar exatamente aquilo que está na lista. Tenha persistência e coerência. Se ceder aos apelos para comprar isto ou aquilo, a situação vai-se repetir todas as vezes que forem às compras juntos.

Sabia que…

Alguns estudos comprovam que as marcas dos produtos ou a associação a determinados personagens influenciam as preferências por determinados alimentos mesmo nos mais pequeninos?