O que é e qual a importância de uma boa “pega”?

Para conseguir fazer com que o leite saia, a boca e a língua do bebé deverão estar bem adaptadas à mama da mãe. Chama-se a isso uma boa pega. Sem uma boa pega, o bebé pode não conseguir mamar bem, o que interfere com a produção do leite e com estabelecimento do aleitamento materno nas primeiras semanas de vida do bebé.   
Existem alguns sinais que podem identificar se uma pega está correta ou não. Ao observar estes sinais é possível verificar se o bebé necessita de ajuda para aprender a mamar. 
 
São sinais de uma boa pega, que podem ser observados nas Ilustrações 1 e 2:
 
Ilustração 1: Sinais externos de uma boa pega
 
Ilustração 2: Sinais internos de uma boa pega 
 
• Grande parte da aréola está dentro da boca do bebé e a aréola é mais visível acima do lábio superior do bebé do que abaixo do lábio inferior do bebé;
• A boca do bebé está bem aberta;
• O lábio inferior do bebé está virado para fora; 
• O queixo do bebé toca ou quase toca a mama. 
 
Conforme pode ser observado na Ilustração 2, quando a pega é correta o bebé faz os movimentos de sucção a partir da mama da mãe e não do mamilo apenas. Com os movimentos, o leite atravessa os canais e o bebé consegue mamar bem. Suga o leite devagar e é possível ouvi-lo a engolir o leite mais ou menos de segundo a segundo. As bochechas do bebé permanecem arredondadas durante a mamada. Quando o bebé está satisfeito, larga a mama espontaneamente. O mamilo pode parecer estar esticado por alguns instantes, mas logo volta ao normal. 

Vídeo: