O que é importante saber sobre as listas de ingredientes dos produtos?

Na Lista de Ingredientes presente nos rótulos dos produtos vai encontrar todos os ingredientes que fazem parte daquele produto em ordem decrescente de quantidades. Assim, o primeiro ingrediente é aquele que faz parte do produto em maior quantidade e o último, em menor quantidade.

É importante ler a Lista de Ingredientes de todos os produtos. Não será raro surpreender-se com ingredientes que nunca pensou poder encontrar. Por exemplo, existem conservas de milho doce que contêm açúcar. Já os boiões de fruta para bebés costumam conter sumo de uva ou concentrado de fruta, o que aumenta a quantidade de açúcares presentes no produto. 

Compare as Listas de Ingredientes dos produtos para ver a composição que mais lhe agrada e tente identificar se o produto alimentar contém ingredientes indesejáveis. Opte pelos produtos sem ou com menores quantidades destes ingredientes.

Por exemplo, um pão de forma que tem gordura vegetal hidrogenada na sua Lista de Ingredientes já deve ser eliminado da lista de compras. Assim como uma bolacha cujo primeiro ingrediente da lista é o açúcar.

Estes ingredientes indesejáveis podem aparecer com diversos nomes na Lista de Ingredientes. Tome nota!

Gorduras saturadas –Podem aparecer como: gordura animal, banha, bacon, toucinho, manteiga, natas.

Gorduras trans – Podem aparecer como: gordura vegetal hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, óleo vegetal hidrogenado ou parcialmente hidrogenado.

Nota: As gorduras trans são totalmente indesejáveis!

Açúcares – Podem aparecer como: açúcar, sacarose, açúcar de cana, açúcar de beterraba, glicose, dextrose, maltose, lactose, frutose, xarope de açúcar, xarope de glucose, sumo de fruta (uva, por exemplo), concentrado de fruta, mel e xarope de milho.

Folhetos: