O que é uma alimentação saudável para a criança de 1 a 5 anos?

Uma alimentação saudável para a criança de 1 a 5 anos, tal como para o adulto, deve ser completa, variada, equilibrada e segura. A partir desta etapa, a Roda dos Alimentos pode servir de guia par a toda a família.

 

Fonte: Instituto do Consumidor, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; 2005

Na Roda dos Alimentos, os alimentos estão divididos em 7 grupos: Cereais e derivados e tubérculos; Hortícolas; Frutas; Lacticínios; Carnes, pescado e ovos; Leguminosas; Gorduras e óleos.

Para ter uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada o seu filho deve consumir diariamente alimentos variados de todos estes 7 grupos de alimentos nas quantidades sugeridas.

A própria Roda dos Alimentos é uma representação gráfica de como se deve consumir os alimentos de forma equilibrada. Na Roda, os alimentos dos grupos que ocupam espaços maiores devem ser os consumidos em maiores quantidades. É o caso dos cereais, derivados e tubérculos, dos hortícolas e das frutas, que devem ser a base da alimentação. Já as carnes, pescado e ovos, leguminosas e gorduras e óleos, devem ser consumidos em menos quantidades.

É muito importante variar na oferta de alimentos. Quanto mais colorida, mais variada e saudável é a alimentação. Com uma alimentação completa, variada e equilibrada a sua criança não necessita de suplementos de vitaminas ou de minerais.

Sabia que…

Variar a alimentação é também importante para evitar consumir substâncias nocivas em quantidades capazes de prejudicar a saúde?

Quase todos os alimentos contêm substâncias que fazem mal à saúde se forem consumidas em excesso. São exemplos destas substâncias: pesticidas, antibióticos, mercúrio, hormonas, gorduras más, entre outras. Se a sua criança come sempre os mesmos alimentos, poderá consumir determinadas substâncias em quantidades capazes de fazer mal à saúde.

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