Obesidade infantil: um problema nosso

Combater a obesidade infantil é um dos maiores desafios para a saúde pública no século XXI. Trata-se de um problema crescente ao nível mundial, que afeta não só os países ricos, mas também países de baixo ou médio rendimento.   

A Organização Mundial de Saúde estima que em 2010 havia em todo o mundo cerca de 42 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade com excesso de peso. A situação em Portugal é bastante preocupante uma vez que Portugal é um dos 4 países da Europa com o maior número de crianças com excesso de peso aos 4 anos.

Infelizmente é comum que as pessoas não se preocupem com o excesso de peso e a obesidade em crianças pequenas. Muitos acreditam que uma criança gordinha é uma criança saudável. Outros pensam que o excesso de peso passa sem causar danos, à medida que a criança cresce. Mas sabe-se hoje que até mesmo o excesso de peso já tem um impacto negativo na saúde dos mais pequeninos.

A obesidade deixa sempre marcas e todos aqueles que tenham oportunidade devem ajudar a combater este mal. Quer saber como? Continue a consultar os materiais que o projeto Papa Bem preparou para si!

Vídeo: