Os sumos naturais e os 100% fruta também devem ser evitados?

Os sumos naturais e os sumos 100% fruta, sem açúcares ou adoçantes adicionados, são as melhores opções, embora não contenham todos os nutrientes presentes na fruta e não ofereçam a mesma sensação de saciedade.

Tenha em atenção que um copo de sumo natural pode conter cerca de 2 ou 3 porções de fruta, o que pode ser um exagero para ser consumido de uma só vez. Já os sumos 100% fruta são muitas vezes feitos à base de concentrado de frutas e podem conter muitos açúcares.

Modere a oferta de sumos de fruta e incentive a sua criança a comer a fruta ao natural. Mesmo os sumos de fruta natural ou 100% fruta devem ser consumidos apenas ocasionalmente, ou seja, em dias de festa.

Contudo, se a sua criança desejar, pode oferecer sumo natural ou 100% fruta uma ou duas vezes por semana para variar as refeições. Tenha em atenção as recomendações dos especialistas: as crianças de 1 a 6 anos de idade não devem consumir mais do que 120 a 180 ml de sumo 100% por dia.

Se a sua criança está habituada a beber grandes quantidades de sumo. Comece por pequenas mudanças, como escolher as melhores opções no mercado e diluí-los com água.

Para saber se um sumo é 100% fruta, ou seja, feito somente à base de frutas, verifique a Lista de Ingredientes na embalagem do produto. Nela devem constar apenas frutas ou sumos de frutas. A vitamina C também pode estar presente.

Dica…

Lembre-se que muitos sumos não o são verdadeiramente. Não gaste dinheiro quando pode estar a prejudicar a saúde do seu filho. Beber água e comer a fruta é mais saudável.

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