Outras informações e conselhos sobre o consumo de cereais e derivados e tubérculos (pão, arroz, massa, batata…) durante a gravidez

Os cereais e derivados e os tubérculos são ricos em hidratos de carbono, os principais fornecedores de energia (calorias) da alimentação. São também fontes de proteínas, vitaminas, minerais e fibra, essenciais para a formação, desenvolvimento e funcionamento do organismo do bebé e para o bom funcionamento do organismo da mãe.

Caso esteja a ganhar peso a mais, pode experimentar reduzir o número de porções deste grupo ou reparti-las melhor ao longo do dia. Consumir uma grande quantidade destes alimentos em uma única refeição pode fazê-la ganhar peso em excesso. 

Por exemplo, ao pequeno-almoço, se come pão, deve comer apenas uma porção de cerca de 50g, o equivalente a uma bola pequena ou 2 fatias. Pode enriquecer o seu pequeno-almoço com leite e fruta, mas deve evitar comer dois pães nesta mesma refeição.       

Procure consumir cerca de metade dos cereais e derivados na forma integral (pão, arroz, massa, cereais de pequeno-almoço, flocos de aveia e bolachas integrais, entre outros). Os cereais integrais são mais ricos em nutrientes, favorecem o controlo do peso, o funcionamento dos intestinos e o controlo dos níveis de açúcar no sangue.