Posso oferecer sumos e refrigerantes à minha criança?

O consumo excessivo de bebidas açucaradas tem sido associado à obesidade infantil, à diabetes tipo II e à doença cardíaca.

Muitas vezes, os pais e outros cuidadores não têm a correta noção daquilo que servem nos copos das suas crianças. É comum, por exemplo, que incentivem as crianças a beberem chás gelados (“ice teas”) ou sumos por acreditarem que estas são bebidas saudáveis. Contudo, a quantidade de açúcar presente nos chás gelados é semelhante a dos refrigerantes e potencialmente prejudicial para a saúde. Por outro lado, nem todos os sumos são iguais. Há uma imensa variedade de produtos no mercado e a maioria deles possui quantidades excessivas de açúcares, sem representar qualquer vantagem em termos de saúde. Verifique as nossas orientações acerca da oferta de sumos e refrigerantes para crianças.

Até, pelo menos, 1 ano de idade não ofereça sumos ou refrigerantes ao seu bebé. Para além de não ser recomendado em termos de saúde, é importante habituá-lo a beber água para satisfazer a sede. A oferta regular de sumos, mesmo naturais, pode fazer com que o bebé se habitue ao paladar adocicado nas bebidas e não aprecie a água. 

A partir desta fase, o consumo de qualquer bebida que contenha açúcares adicionados, como sumos, néctares e refrigerantes com ou sem gás, deve ser reservado somente para dias de festa, em pequenas quantidades e, preferencialmente, diluído em água.

Verifique nas imagens abaixo o equivalente em pacotes de açúcar das quantidades de açúcares presentes nalgumas das bebidas mais apreciadas pelas crianças. Pense se é assim que deseja alimentar a sua. 

É também necessário cuidado com as bebidas que não contém açucares adicionados, mas contêm adoçantes (edulcorantes). A oferta de adoçantes para crianças também deve ser evitada.

A água deve ser a bebida de eleição para satisfazer a sede. Ofereça água à sua criança durante todo o dia, às refeições e fora delas. Lembre-se que cerca de 70% do seu corpo é água!

Dica…

Para saber se uma bebida possui adoçantes ou açúcares adicionados, consulte a Lista de Ingredientes presente no rótulo da embalagem.

Os adoçantes podem aparecer na lista como: adoçante ou edulcorante.

Já os açucares podem aparecer como: açúcar, sacarose, açúcar de cana, açúcar de beterraba, glicose, dextrose, maltose, lactose, frutose, xarope de açúcar, xarope de glucose, mel, xarope de milho. 

Vídeo: