Posso utilizar sal na alimentação do meu filho?

Até 1 ano de idade a comida do bebé não deve conter sal. A partir de 1 ano, quando a criança já pode comer o mesmo que a família, é importante ter muito cuidado com a quantidade de sal utilizada na alimentação.

É hora de reverem os vossos hábitos. O excesso de sal pode contribuir para a tensão alta. Utilize pouco sal para cozinhar e evite adicionar sal ao prato. O paladar habitua-se!   

Experimente as ervas, como os orégãos, a salsa, o coentro, o cebolinho, o tomilho, o manjericão, e tantas outras para temperar.

Evite produtos e alimentos ricos em sal: carnes e peixes salgados, caldos, molhos e temperos prontos, refeições pré-confecionadas refrigeradas ou congeladas, aperitivos, batatas fritas, enlatados, produtos de charcutaria e salsicharia, frutos gordos salgados, salgadinhos, entre outros.

Também neste caso o seu exemplo é fundamental! Não adianta dizer à sua criança que o sal em excesso faz mal e que a comida já tem sal e depois adicionar sal ao seu prato. Retire de vez o saleiro da mesa!

Sabia que…

As refeições pré-confecionadas vendidas em supermercados e os pratos servidos em restaurantes costumam conter mais gordura e sal do que as refeições que fazemos em casa? Além disso, as porções podem ser muito exageradas.

Se a alimentação da sua família é saudável, uma ida ao restaurante ou uma refeição congelada vez por outra não vão fazer mal. Mas procurem pelas opções mais saudáveis e dividam porções muito grandes.