Procure apresentar ao seu bebé uma grande variedade de alimentos saudáveis, com diferentes consistências e texturas, até aos 12 meses.

 Por volta dos 12 a 15 meses é comum que as crianças comecem a manifestar a chamada “neofobia”, que é a aversão a novos alimentos.

Por isso, é importante familiarizar o seu bebé com uma grande variedade de alimentos saudáveis até aos 12 meses de idade. Nesta etapa, dos 6 aos 12 meses, o apetite do bebé é bastante favorável, uma vez que o bebé está em intenso crescimento.

Varie ao máximo as opções de frutas, hortícolas, carnes e peixes que oferece ao seu bebé, sempre de acordo com as orientações para a introdução de novos alimentos.

Procure ainda apresentar os alimentos em diferentes combinações, consistências e texturas, respeitando o desenvolvimento do seu bebé. Por volta dos 6 ou 7 meses os purés de legumes e frutas já podem ser mais grossos e conter pequenos grumos. Entre os 8 e os 9 meses os bebés já podem comer os alimentos bem cozidos, em pequenos pedaços ou amassados. Se habituá-lo a comer tudo passado, depois dos 10 meses será muito mais difícil.