Qual a melhor atividade para mim?

Durante a gravidez diversos tipos de atividade física são considerados seguros. Deve escolher aqueles que melhor se adaptam ao seu dia-a-dia e lhe deem mais prazer, sempre de acordo com as recomendações do seu médico.

São exemplos de atividades físicas seguras durante a gravidez quando praticadas com intensidade moderada e de forma adaptada a cada período:

  • Caminhada
  • Corrida (No início da gravidez e desde que já esteja habituada.)
  • Natação.
  • Andar de bicicleta (À medida que a barriga cresce o seu equilíbrio pode ser prejudicado e o melhor será passar a utilizar bicicletas estáticas.)
  • Musculação, ou seja, treino de força (Desde que a intensidade seja moderada e receba orientações de um profissional capacitado acerca das adaptações necessárias e dos exercícios a evitar) 
  • Aulas de ginástica ou de dança de baixo impacto (Sem saltos ou movimentos bruscos)
  • Hidroginástica
  • Aulas de pilates, alongamento, yoga, etc.

Obs. Evite ficar de pé, parada por longos períodos. Esta posição pode causar tonturas e reduzir a circulação do sangue no útero. Troque de posição com mais frequência ou mantenha-se em movimento quando estiver de pé.

Atenção! O profissional de condição física que a acompanha deve saber que está grávida e quais as recomendações do seu médico para a prática de exercício físico.

Existem ainda aulas de ginástica ou hidroginástica próprias para o período da gravidez. Procure informações acerca destas aulas nos centros de saúde, juntas de freguesia ou centros desportivos próximos de si. Para além dos benefícios que oferecem com exercícios físicos adequados para o período da gravidez, estas aulas podem ser ainda um momento agradável para partilhar experiências com outras grávidas! 

Sabia que…

Devido às alterações do seu corpo, as grávidas são mais propensas às quedas e aos entorses?

Por isso, mesmo se sentir que está em grande forma, não abuse.