Qual o papel dos pais nesta fase?

Durante as poucas horas em que está acordado nesta fase, o bebé está a descobrir o que o seu corpo é capaz de fazer e como funciona o mundo à sua volta. Aos poucos, começa a fazer pequenos movimentos e aumenta a sua força para movimentar-se mais e mais. Ajude-o nesta tarefa! Brinque com ele e incentive as suas tentativas de explorar o seu corpo e o mundo. Assim, estarão também a conhecer melhor um ao outro e a fortalecer não só os músculos, mas também a vossa ligação.  

Lembre-se apenas de que logo nos primeiros meses de vida os bebés podem dormir até 18 horas por dia, cansam-se facilmente e aguentam poucos minutos de estímulo de cada vez.

Se o bebé está alerta, seus olhos brilham e os seus movimentos são suaves, é provável que esteja mais disposto para brincadeiras e conversas. Se vira a cara, não demonstra interesse pela brincadeira, parece irritado ou chora, é sinal de que precisa de uma pausa.

Comece desde cedo a reconhecer e respeitar os ritmos e os sinais do seu bebé. Com o tempo verá o quanto isso é importante para organizar o vosso dia-a-dia e para aproximar cada vez mais a vossa relação.

Sabia que…

Brincar com o seu bebé faz com que ele se sinta amado e seguro e isso contribui para o seu desenvolvimento e aprendizagem?

Saber sobre o que o seu bebé já pode ser capaz de fazer em cada etapa do desenvolvimento é muito importante para não exagerar nas expectativas. Desafiá-lo para tarefas que não são próprias para o seu desenvolvimento pode ser frustrante para si e para o seu bebé.