Qual o papel dos pais nesta fase?

O bebé está a aprender a explorar o mundo e o movimento tem aqui um papel muito importante. À medida que explora e conhece o mundo, o bebé está também a desenvolver o seu cérebro e as suas capacidades físicas. Ajude-o nesta tarefa e mostre-lhe as coisas divertidas que existem à sua volta. Brinque com ele e incentive as suas tentativas de exploração. Comemorem juntos cada momento vivido e cada conquista. Isso é muito importante para que o seu bebé tenha confiança para superar os novos desafios.

O gosto pelas brincadeiras ativas varia de criança para criança. O mais importante é disponibilizar à criança tempo, espaços seguros, brinquedos adequados e mostrar-lhe como é divertido. A criança pode experimentar diversas atividades até descobrir aquelas que realmente gosta e quer fazer. À medida que ela cresce, vai necessitar e gostar cada vez mais de explorar e decidir o que fazer ou o que não fazer. Siga os seus interesses e deixe-a comandar as brincadeiras. Muitas vezes a criança quer brincar sozinha, ou apenas observar aquilo que os adultos estão a fazer e o mundo ao seu redor. Isso é também muito importante para o seu desenvolvimento. Respeite a sua disposição do momento. 

O respeito pelas suas preferências, pela sua disposição, bem como pelas suas capacidades e limitações é fundamental para que a criança desenvolva o prazer por uma vida ativa. Para isso é importante conhecê-la bem e ter a noção do que já pode ser capaz de fazer em cada etapa do desenvolvimento. Veja abaixo o que o seu bebé já pode ser capaz de fazer dos 6 aos 12 meses e confira algumas sugestões de brincadeiras ativas adequadas para esta fase. 

Vídeo: