Qual o papel dos pais nesta fase?

Os pais exercem uma forte influência nos comportamentos e preferências das crianças pequeninas. No que diz respeito à atividade física, fazem isso através das oportunidades que criam para que os filhos sejam ativos, das atitudes em relação às brincadeiras dos filhos e do exemplo que dão. Os hábitos e as preferências de pequenina vão influenciar a criança para o resto da vida.

Procure dar à sua criança oportunidades regulares de explorar de forma livre e segura diferentes ambientes, dentro e fora de casa. Com a falta de tempo e, muitas vezes, de espaços adequados e seguros, é necessário dar prioridade à esta necessidade da sua criança e reservar algumas horas durante a semana para isso. Uma ida semanal a um parque pode ser um bom começo!

Tenha atitudes positivas em relação às brincadeiras da sua criança. Incentive-a a brincar, participe nas suas brincadeiras, elogie as suas conquistas e anime-a quando algumas atividades não correrem tão bem.

À medida que ela cresce vai gostar cada vez mais de decidir o que fazer ou o que não fazer. Ajude-a a descobrir aquilo que gosta de fazer propondo novas atividades. Mas siga os seus interesses e também a sua disposição do momento. Por vezes, a criança quer brincar sozinha ou, simplesmente, observar o mundo ao seu redor, o que também é muito importante para o seu desenvolvimento. Ao propor novos desafios, tenha também atenção ao que a sua criança já é capaz de fazer para que ambos não fiquem frustrados e não se percam a autoconfiança e o prazer necessários para uma vida ativa.

Não se esqueça que o seu exemplo vale mais do que aquilo que diz. A criança copia tudo aquilo que vê nos adultos. Seja também um bom exemplo de vida ativa e saudável. Se o seu tempo livre é quase todo passado à frente da televisão ou do computador, é de esperar que a sua criança também o queira fazer ou se distraia das suas atividades para estar atenta à televisão. É assim que deseja ver a sua criança a passar o seu tempo livre?  

Da próxima vez que o seu filho chutar a bola na sua direção, pense duas vezes antes de adiar esta oportunidade de brincarem juntos. Desligue a televisão ou o computador e divirtam-se por alguns minutos! As brincadeiras em família são também uma excelente oportunidade de se conhecerem ainda melhor e de fortalecerem os laços.    

Confira abaixo algumas sugestões de brincadeiras ativas próprias para crianças dos 12 aos 36 meses que preparámos para si!