Que quantidade de leite devo oferecer ao meu bebé?

A quantidade de leite que o bebé necessita vai variar de acordo com a sua idade, peso e sexo e pode variar de dia para dia, consoante a sua atividade física, ritmo de crescimento ou em situações, como doenças.

O médico vai dar orientações acerca da quantidade de leite de fórmula que deve oferecer em cada refeição. As informações nas embalagens das fórmulas também podem servir como um guia.

No entanto, os bebés são todos diferentes. Uns vão preferir mamar menos quantidade de cada vez e fazer mais refeições, outros mamar mais quantidade e fazer menos refeições. Há ainda as fases em que os bebés podem ter menos apetite e aqueles que também mamam o leite materno. Tudo isso torna a decisão sobre a quantidade de leite a oferecer um pouco mais difícil.

Lembre-se: ninguém melhor do que o seu bebé para decidir quando mamar e de quanto leite necessita em cada refeição.

Os bebés nascem com capacidade de regular a quantidade de leite que devem beber em função das suas necessidades. Procure reconhecer e respeitar os seus sinais de fome e os sinais de que está satisfeito. Guie-se por estes sinais para ajustar as quantidades de leite que prepara, tendo sempre em conta as orientações médicas recebidas.

Não exagere nas quantidades de leite que prepara pois pode ficar com a sensação de que o seu bebé está a mamar pouco e acabar por insistir para que coma mais do que necessita. Se o seu bebé demonstrar que não quer mais, não insista. Por outro lado, se demonstrar fome após mamar, pode sempre oferecer um pouco mais.

Vídeo: 

Folhetos: