Quero engravidar e o meu peso não é o adequado. O que devo fazer?

Ter um peso saudável é sempre bom para a sua saúde e para a gravidez. Por isso, se tem baixo peso ou excesso de peso é possível que o seu médico a aconselhe a ganhar ou perder peso antes de engravidar.

É fundamental que estes processos sejam feitos com base em hábitos saudáveis de alimentação e atividade física e sejam acompanhados por profissionais de saúde. Por vezes, em casos mais extremos, pode ser recomendado adiar um pouco a gravidez. Após a melhoria dos hábitos e o ajuste do peso, o seu médico deverá avaliar o seu estado de saúde para que possa engravidar com toda a segurança.    

Não se sabe ao certo se perder peso para engravidar com um peso saudável contribui para a prevenção da obesidade no bebé. Mas hábitos saudáveis de alimentação e atividade física e um ganho de peso saudável durante a gravidez podem contribuir para prevenir esta e outras condições, como a diabetes gestacional.

Não se esqueça ainda que os seus hábitos irão influenciar bastante os hábitos do seu filho no futuro. A gravidez pode servir como oportunidade para iniciar uma vida familiar mais saudável!