Regras de ouro da diversificação alimentar

A diversificação alimentar, ou seja, a oferta de novos alimentos para além do leite materno ou de substituição, é talvez a mais importante oportunidade para iniciar a formação de bons hábitos alimentares na criança. Aquilo que o bebé come nesta fase e a forma como correm as refeições influenciam as suas preferências por determinados alimentos e os seus hábitos alimentares durante a infância e até mesmo mais tarde, na vida adulta.

Para que esta etapa decorra bem, sem ansiedades e frustrações, e para que o seu bebé se transforme num verdadeiro apreciador de uma alimentação saudável, são “Regras de ouro da diversificação alimentar”:

  1.  Inicie a diversificação alimentar do seu bebé o mais próximo possível dos 6 meses e nunca antes dos 4 meses.
  2. Evite dar sumos ou bebidas adocicadas ao seu bebé.
  3. Não utilize sal, açúcar e mel na alimentação do seu bebé.
  4. Procure apresentar ao seu bebé uma grande variedade de alimentos saudáveis, com diferentes consistências e texturas, até aos 12 meses.
  5. Tenha persistência. Por vezes é preciso que o bebé prove um alimento 10 ou mais vezes em ocasiões diferentes para passar a aceitá-lo.
  6. Deixe que o bebé veja, cheire e toque nos alimentos e participe de forma ativa nas refeições.
  7. Incentive calmamente o bebé a provar os alimentos mas nunca o pressione a comê-los.
  8. Aprenda a reconhecer e respeite os sinais de fome e saciedade do bebé.
  9. Ofereça porções adequadas à idade do bebé.
  10. Comece a habituar o bebé a uma rotina de refeições
  11. Cuide para que as refeições sejam momentos agradáveis de convívio e aprendizagem, sem distrações como a televisão.
  12. Não ofereça alimentos como gratificação por bom comportamento, para confortar o bebé, ou para conseguir que o bebé faça algo em troca.

Por fim, seja um bom exemplo!

O que os pais fazem é para a criança o exemplo a copiar. Os pais e outros cuidadores devem ser um bom modelo para incentivar hábitos saudáveis. 

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