Image Alt

Papa Bem

  >  O Meu Bebé   >  Bebé dos 0 aos 6 meses   >  Dormir bem para um crescimento saudável

Dormir bem para um crescimento saudável

O sono é uma necessidade vital para todas as pessoas. Durante o sono muitas atividades importantes acontecem no organismo. Dormir é essencial, por exemplo, para o desenvolvimento do cérebro e do corpo. Esta é uma das razões porque as crianças muito pequeninas passam tantas horas a dormir.   

Não dormir o número de horas necessárias pode ter consequências muito mais graves para as crianças do que simplesmente um mau acordar. Problemas de saúde, como a obesidade e a menor resistência a doenças, e problemas de comportamento, como hiperatividade, impulsividade e desatenção, podem estar relacionados com a falta de sono na criança.

Para garantir o desenvolvimento saudável da sua criança é muito importante conhecer as necessidades habituais de sono para cada etapa do seu desenvolvimento e o que contribui para formar bons hábitos de sono desde muito cedo. Esta secção pode ajudá-los neste sentido! 

De quantas horas de sono necessitam as crianças?

Cabe ainda lembrar que cada criança é uma criança e as necessidades de sono podem variar. Ninguém melhor que os pais para perceberem se a criança está a descansar o suficiente e não manifesta possíveis sinais de falta de sono. Estar frequentemente irritada ou agitada podem ser sinais de falta de sono.

Como ajudar a criança a dormir bem?

Os padrões e ciclos de sono mudam bastante à medida que a criança se desenvolve. Por exemplo, o recém-nascido tem um ciclo de sono muito irregular e dorme tanto durante o dia como durante a noite. Aos poucos, o bebé vai aprendendo a distinguir a noite e o dia, até passar a dormir mais horas durante a noite.

Para dormir bem, a criança tem de aprender bons hábitos de sono, como adormecer sozinha. Durante os primeiros meses de vida há algumas medidas que os pais podem tomar para ajudar o bebé a aprender esses bons hábitos.

Perceber os sinais do bebé e atender as suas necessidades

Nos primeiros tempos de vida as necessidades do bebé serão bem diferentes das necessidades do resto da família. Será muito importante perceber os seus sinais para atender as suas necessidades.

Cada bebé tem a sua própria forma de mostrar que está com fome, cansado, com sono, com necessidade de atenção ou de mudar a fralda, por exemplo. Procurem aprender quais são os sinais do seu bebé e organizem o seu dia-a-dia em função destes sinais. Ou seja, criem condições para o bebé comer, interagir, fazer a higiene e dormir quando precisa. É importante a criança aprender a associar a sensação de sono ou cansaço à possibilidade de dormir e à sensação boa que é poder descansar.

Aos poucos, vão perceber que o dia-a-dia do bebé vai girar em torno de uma rotina de alimentação, higiene, sono e alguns momentos de interação e brincadeira. À medida que o bebé cresce, será mais fácil encaixar a rotina do bebé na rotina da família.

Dica…

Lembre-se que os sinais da criança podem mudar à medida que ela cresce. Assim como as suas necessidades serão diferentes..

Encorajar o bebé a adormecer sozinho:

Aprender a adormecer sem ajuda é uma tarefa essencial para o desenvolvimento da criança. Se a criança adormece ao colo ou com a companhia dos pais, vai precisar dessas mesmas condições sempre que acordar durante a noite.

Deitem o bebé na cama acordado sempre que for dormir, seja de dia ou de noite. Quando o bebé é pequenino pode precisar de mais ajuda para sossegar. Podem embrulhá-lo, embalá-lo e cantar baixinho até que se acalme e comece a ceder ao sono. Mas devem colocá-lo na cama antes de adormecer por completo.

Lembrem-se! Se o bebé aprende a adormecer sozinho, mais tarde será menos provável que proteste e exija companhia quando acordar durante a noite.