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Dificuldades comuns na gravidez

Enjoos (matinais) e vómitos. O que fazer?

Os enjoos são comuns durante a gravidez, principalmente no início. Podem ocorrer a qualquer hora do dia e até mesmo o dia todo. Por serem mais frequentes na parte da manhã, são conhecidos como enjoos matinais.

Normalmente os enjoos deixam de acontecer ou melhoram significativamente por volta do 4º mês de gravidez. Até lá, pode colocar em prática os seguintes conselhos para aliviar os seus sintomas:

  • Descanse o máximo que puder.
  • Procure distrair-se.
  • Procure estar ao ar livre
  • Evite os cheiros que habitualmente lhe provocam enjoos e, se necessário, peça que alguém cozinhe por si.
  • Evite os movimentos e situações que habitualmente lhe provocam enjoos. Por exemplo, andar de carro.
  • Evite estar com o estômago vazio. Coma pouco de cada vez, mas não deixe de comer. Durante o dia, faça 5, 6 ou mais refeições pequenas, com intervalos de 2 a 3 horas.
  • Antes de se levantar pela manhã, coma algumas bolachas simples, como bolachas Maria ou de água e sal, e procure levantar-se devagar.
  • Evite beber líquidos às refeições. Mas não se esqueça de beber líquidos entre as refeições!
  • Evite alimentos picantes, condimentados, gordurosos e doces e todos aqueles que habitualmente lhe provoquem enjoos. De certeza saberá quais são!

Atenção! Fale o quanto antes com o seu médico se…

  • Estiver a urinar pouco e a urina for escura;
  • Não conseguir manter os líquidos no estômago devido aos vómitos;
  • Tiver tonturas quando fica de pé;
  • Sentir o seu coração acelerado;
  • Vomitar sangue.

O seu médico pode recorrer ao uso de medicamentos para reduzir os vómitos ou verificar a necessidade de repor líquidos. Em casos mais severos, pode ser recomendado o internamento para um acompanhamento mais próximo. 

Prisão de ventre. Socorro!

A prisão de ventre pode acontecer durante toda a gravidez devido às alterações hormonais que ocorrem no organismo da mulher grávida.

Os comprimidos de Ferro, muito utilizados para combater a anemia durante a gravidez, também podem contribuir para a prisão de ventre. Contudo, somente o seu médico é capaz de avaliar se pode ou não deixar de tomá-los por este motivo.   

Algumas medidas podem ajudá-la a reduzir a prisão de ventre: 

  • Faça atividade física regularmente. Uma boa caminhada diária pode ajudar!
  • Beba bastante água.
  • Inclua bastante fibra na sua alimentação. São alimentos ricos em fibra:           

– Cereais integrais e seus derivados, como pão, arroz, massa, cereais matinais e aveia;

– Frutas frescas e secas, principalmente o kiwi, a manga, a papaia, a ameixa preta, a ameixa seca, e a laranja;

– Frutos gordos, como pinhões, amêndoas, nozes e avelãs; 

– Hortícolas;

– Leguminosas, como, feijões e lentilhas.

Atenção! Não utilize laxantes sem aconselhamento médico. Se o problema persistir fale o quanto antes com o seu médico.

Azia. Como evitar?

A azia é um forte ardor no peito causado pela subida dos ácidos do estômago. Pode acontecer em qualquer momento da gravidez, sendo mais comum no final. 

Seguem algumas medidas que podem ajudá-la a evitar este desconforto: 

  • Evite chocolate e alimentos gordurosos, principalmente antes de deitar.
  • Evite café e bebidas à base de cola.
  • Evite bebidas alcoólicas.
  • Evite alimentos ácidos e picantes, como o tomate e as frutas cítricas e seus sumos, o vinagre, as pimentas e os molhos picantes.
  • Evite fumar.
  • Faça refeições pequenas e mais frequentes.
  • Evite deitar-se logo após as refeições e nunca faça uma grande refeição antes de ir para cama.
  • Coma devagar.
  • Evite beber líquidos às refeições. Mas não se esqueça de beber líquidos entre as refeições!
  • Durma com almofadas altas para elevar a sua cabeça e as costas.

Atenção! Nunca utilize antiácidos sem recomendação médica.