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Quando a diversificação alimentar acontece antes dos 6 meses

A diversificação alimentar do bebé, ou seja, a oferta de novos alimentos para além do leite materno ou de substituição, representa para os pais um grande desafio. Para uns é um período extremamente gratificante, encarado com muito entusiasmo. No entanto, para outros, pode ser motivo de angústias e preocupações.

Esta é uma etapa muito importante no desenvolvimento do bebé e recomenda-se que a diversificação alimentar seja iniciada o mais próximo possível dos 6 meses. Contudo, por diversos motivos, é comum que a diversificação alimentar seja iniciada antes dos 6 meses.

Nesta secção tentamos clarificar algumas das orientações sobre a diversificação alimentar que se inicia entre os 4 e os 6 meses de vida. Existem diversas formas que podem ser consideradas corretas para a introdução de novos alimentos na alimentação do seu bebé. O que apresentamos são algumas das recomendações mais utilizadas em Portugal, que devem servir apenas como um guia. Ninguém melhor do que o médico que acompanha o seu bebé para orientar este processo.

O que se espera com a diversificação alimentar do bebé e quando a iniciar?
  • O que esperar? 

A diversificação alimentar é uma fase de transição entre a alimentação exclusivamente de leite para a alimentação da família. Espera-se com a diversificação alimentar:

  • Complementar a alimentação numa etapa em que o
    leite materno ou a fórmula de substituição já não satisfazem todas as
    necessidades do bebé em termos de nutrientes;
  • Fazer a adaptação do bebé à alimentação à colher;
  • Estimular que o bebé aprenda a engolir e a mastigar alimentos com consistências cada vez mais sólidas; 
  • Fazer a adaptação do bebé ao momento das refeições;
  • Apresentar ao bebé, a pouco e pouco, uma variedade de sabores, consistências e texturas para que ele passe a apreciar uma alimentação variada e possa, mais tarde, comer o mesmo que a família.
  • Quando dar início?

A diversificação alimentar é uma fase de transição entre a alimentação exclusivamente de leite para a alimentação da família. Espera-se com a diversificação alimentar:

A partir dos 4 meses de vida o organismo do bebé já começa a ser capaz de fazer a digestão de outros alimentos que não o leite e de eliminar o excesso de alguns nutrientes que uma alimentação mais diversificada pode conter. Mas é entre os 5 e os 6 meses que o bebé está mais preparado para a iniciar a diversificação alimentar, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento motor.

Se o bebé estiver preparado para a diversificação alimentar, é mais provável que tudo corra bem desde o início. Se não estiver preparado pode, entre outros problemas, rejeitar a alimentação à colher fazendo das refeições momentos de frustração e stresse para ambos. Assim, sempre que possível, o melhor é seguir a regra dos 6 meses e esperar até esta altura para iniciar a diversificação alimentar do bebé.

Como cada caso é um caso, converse com o médico do seu bebé para tirar as suas dúvidas e decidir acerca das soluções mais adequadas para a vossa situação. Tenha somente em conta que a diversificação alimentar não deve ser iniciada antes das 17 semanas, nem adiada para além das 26 semanas de vida do bebé.

Dica…

Observar os sinais do seu bebé pode ser uma boa estratégia para definir o momento mais adequado para iniciar a diversificação alimentar.

O seu bebé estará pronto para a diversificação alimentar quando:

  • conseguir ficar sentado com apoio, com um bom controlo da cabeça;
  • demonstrar interesse pela comida, tentando alcançar, salivando ou abrindo a boca quando vê algum alimento;
  • ainda demonstrar fome constantemente, mesmo depois de tentar amamentar com mais frequência ou aumentar as quantidades de leite oferecidas no biberão;

conseguir retirar os alimentos de uma colher e engoli-los, mesmo que nas primeiras refeições estes alimentos tenham que ter uma consistência mais líquida.

O meu bebé tem 5 meses e parece não estar satisfeito somente com o leite. Devo iniciar a diversificação alimentar?

Alguns sinais são frequentemente apontados como indicativos de que o leite já não é suficiente para alimentar o bebé:

  • O bebé acorda para mamar durante a noite quando já não o fazia;
  • O bebé demonstra não estar satisfeito após as mamadas; 
  • O bebé quer mamar com maior frequência;
  • O bebé leva objetos à boca.

Nem sempre estes sinais indicam que o bebé precisa de outros alimentos. As necessidades do bebé até por volta dos 6 meses podem ser satisfeitas somente com o leite. Pode ser necessário apenas um período de adaptação para o aumento da produção do leite materno ou ajustar as quantidades de leite de substituição oferecidas.

Como cada caso é um caso, converse com o médico do seu bebé para tirar as suas dúvidas e decidir acerca das soluções mais adequadas para a vossa situação.

Como introduzir os novos alimentos e refeições?

A escolha do alimento para iniciar a diversificação alimentar entre os 4 e os 6 meses pode variar. A papa de cereais sem glúten, o puré de legumes ou o puré de frutas são as opções mais utilizadas. Cada vez mais tem sido recomendado que a diversificação alimentar se inicie com o puré de legumes, para que o bebé se habitue a paladares que não sejam doces.

Cada alimento novo deve ser oferecido por 4 ou 5 dias, juntamente com alimentos já conhecidos pelo bebé. Espera-se com issoque o bebé se habitue ao novo paladar e que seja mais fácil identificar o alimento responsável no caso de alergia ou intolerância.

É também importante optar pelo período do dia para oferecer os novos alimentos. Assim, se o seu bebé não tolerar bem determinado alimento terá o resto do dia para recuperar e será mais fácil para si perceber os sinais.

Portanto, introduza uma a uma as seguintes preparações tendo o cuidado de oferecer apenas um alimento novo de cada vez:

  • Papa de cereais sem glúten

Atualmente recomenda-se que o glúten, uma proteína presente no trigo, cevada, aveia e centeio, seja evitado até aos 6 meses e seja introduzido aos poucos antes dos 7 meses, de preferência enquanto o bebé ainda está a ser alimentado com leite materno.

  • Puré de frutas cruas ou cozidas

Normalmente aconselha-se a banana, a maçã e a pera. A papaia e a pera-abacate são também frequentemente recomendadas nesta fase.

  • Puré de legumes simples (Somente com um pouco de água e um fio de azeite no fim).

Normalmente inicia-se com a batata, a cenoura e a abóbora. Após os dias necessários para adaptação, podem ser acrescentados, um a um, outros vegetais ao puré. É aconselhável que se deixe para depois dos 12 meses o espinafre, o nabo, a nabiça, o aipo, o tomate, a beterraba e a couve roxa.

Assim, poderá optar por muitos outros, como: alface, agrião, coentro, couves, salsa, brócolos, alho francês, feijão-verde, batata-doce, couve-flor, inhame, cebola, etc. Na dúvida, pergunte ao médico do seu bebé.

Procure fazer a adaptação do puré de legumes de forma a chegar a uma combinação de cerca de 4 a 5 vegetais de diferentes cores. Por exemplo: batata, abóbora, brócolos e alho francês ou cenoura, curgete, cebola e salsa. Acrescente um fio de azeite ao puré de legumes do bebé, após desligar o lume ou já no prato.

O quadro abaixo vai ajudar a compreender melhor estas recomendações para a introdução de alimentos na diversificação alimentar entre os 4 e os 6 meses. Neste caso, o período utilizado para a adaptação aos novos alimentos foi de 5 dias e foi incluído um novo alimento por período. Este é somente um exemplo e deve adaptá-lo à vossa realidade e aos conselhos do médico do bebé.

Exemplo de esquema de introdução de alimentos na diversificação alimentar que se inicia entre os 4 e os 6 meses de vida do bebé

DIAS REFEIÇÕES À COLHER*
1º ao 5º dia

Almoço:                         Puré de batata e cenoura
6º ao 10º dia Almoço:                           Papa de cereais sem glúten
Jantar:                             Puré de batata e cenoura
11º ao 15º dia Almoço:                         Puré de batata e abóbora
Jantar:                             Papa de cereais sem glúten
16º ao 20º dia Almoço:                           Puré de batata e cenoura + Puré de
                                          Maçã
Jantar:                              Papa de cereais sem glúten
21º ao 25º dia Almoço:                           Puré de batata, abóbora e alface + Puré de
                                          maçã
Jantar:                             Papa de cereais sem glúten
26º ao 30º dia Almoço:                           Puré de batata, cenoura e alface + Puré
                                          de pera
Jantar:                             Papa de cereais sem glúten
…. Assim por diante, até chegar aos 6 meses…

* Demais refeições de leite materno ou fórmula indicada pelo médico. O leite de vaca não é recomendado nesta fase.

Como preparar os alimentos para esta fase?

Os primeiros alimentos oferecidos ao bebé (papa, puré de fruta ou puré de legumes) devem ter uma consistência cremosa, aveludada e sem grumos, para que o bebé não se engasgue e aprenda a engolir a partir da colher.

Para a melhor adaptação do bebé, as primeiras refeições podem ter uma consistência mais líquida. Mas, de acordo com o desenvolvimento e a aceitação do bebé, devem passar a uma consistência cremosa e aveludada.

As papas de cereais devem ser preparadas de acordo com as instruções da embalagem e devem ser bem dissolvidas e misturadas. Tenha atenção pois há papas que devem ser preparadas com o leite materno ou o leite utilizado pelo bebé e outras que devem ser preparadas com água. Nas primeiras refeições, pode-se utilizar um pouco menos de pó para que a papa fique mais líquida.

Não é necessário preparar toda a quantidade de papa sugerida na embalagem, uma vez que nesta fase o seu bebé vai comer bem menos. Pode fazer, por exemplo, metade da receita, ou até mesmo um terço, dividindo a quantidade dos ingredientes sugeridos por 3.

Os purés de legumes podem ser preparados com os vegetais cozidos a vapor ou numa panela com uma pequena quantidade de água e depois passados com um robot, uma varinha mágica ou no passe-vite. No caso dos vegetais cozidos a vapor vai ser necessário acrescentar um pouco da água utilizada para fazer o vapor antes de passá-los. Acrescente um fio de azeite ao puré antes de servir.

Por fim, as frutas podem ser bem amassadas, passadas ou, quando mais rijas, cozidas numa pequena quantidade de água e reduzidas a puré.

Lembre-se que os bebés são mais suscetíveis às doenças transmitidas pelos alimentos. Siga rigorosamente as orientações sobre higiene na preparação e conservação dos alimentos.

Sabia que…

Os hortícolas e frutas da época da produção nacional normalmente contêm menos pesticidas e outros químicos do que aqueles que têm de viajar longas distâncias para chegar até à sua mesa?

Além disso, são mais baratos. Prefira o que é português!

Que quantidades de alimentos o meu bebé deve comer?

Até aos 12 meses o leite, materno ou de substituição, ainda será o principal alimento do seu bebé. Os novos alimentos devem ser oferecidos em quantidades que vão aumentar aos poucos, de uma ou duas colheres de sopa a algumas colheres de sopa, de acordo com a aceitação e o apetite do bebé.

Nas primeiras refeições à colher é possível que o bebé coma tão pouco que queira mamar mais cedo que o costume.

Aprenda a reconhecer os sinais de fome e de saciedade do seu bebé e respeite o seu apetite. Se ele decidir largar a mama, parar de beber o biberão ou demonstrar que está satisfeito em qualquer refeição, não insista. Por outro lado, se o bebé demonstrar que quer mais, ofereça mais um pouco. Só deve haver motivo para preocupação quando o bebé não come de todo, não aumenta de peso de forma consistente ou está a ganhar peso a mais.

Que quantidades de alimentos oferecer nesta fase?

O mais importante é seguir o apetite do bebé. Contudo, é necessário ter o cuidado de oferecer porções de alimentos adequadas à sua idade. A quantidade de alimentos oferecida pode influenciar a quantidade que o bebé come. Ao oferecer porções adequadas ao seu desenvolvimento, vai evitar que ele crie o hábito de comer mais do que necessita. Por outro lado, não se tem a noção errada de que o bebé está a comer pouco.

A necessidade de alimentos por refeição vai variar muito de bebé para bebé, do momento e dos alimentos oferecidos. Não é suposto que o seu filho coma uma quantidade determinada ou as mesmas quantidades de alimentos em todas as refeições. As quantidades sugeridas abaixo devem servir apenas como um guia.

Comece com quantidades muito pequenas, como uma ou duas colheres de sopa de papa ou purés por refeição. Aumente aos poucos, de acordo com a aceitação do bebé. Verifique no quadro a seguir.

Quantidade de alimentos a oferecer do início da diversificação alimentar até aos 6 meses

Alimentos Quantidade inicial Até aos 6 meses pode chegar a…
Papa de cereais sem glúten 1 ou 2 colheres de sopa 5 ou 6 colheres de sopa – cerca de 90 ml
Puré de legumes 1 ou 2 colheres de sopa 5 ou 6 colheres de sopa – cerca de 90 ml
Puré de frutas 1 ou 2 colheres de sopa 2 ou 3 colheres de sopa –
cerca de 45 ml
Outras recomendações importantes sobre a diversificação alimentar

1.      Não utilize sal, açúcar e mel na alimentação do bebé.

Os bebés já apreciam naturalmente o paladar doce e o salgado e devem aprender a apreciar os paladares naturais dos alimentos. A utilização de sal na alimentação do bebé tem sido associada à tensão alta na vida adulta e, por isso, recomenda-se que a sua introdução seja feita somente depois de 1 ano de vida. O açúcar favorece o excesso de peso e o aparecimento de cáries dentárias. O mel nesta fase pode causar uma doença grave chamada botulismo e só pode ser utilizado se passar por um tratamento especial, que é o caso do mel utilizado pela indústria como ingrediente de papas de cereais e boiões.

2.      Não ofereça sumos ou bebidas adocicadas ao seu bebé.

Os bebés já nascem com a preferência pelo paladar doce e esta preferência deve ser contrariada e não incentivada. Muitos bebés habituados desde cedo aos sumos de fruta, mesmo que naturais e sem açúcar, acabam por rejeitar a água e querer sempre sumo. A água deve ser a bebida de eleição para satisfazer a sede. A partir do momento que se inicia a diversificação alimentar deve começar a oferecer água para o seu bebé, principalmente nos intervalos das refeições.

3.      Tenha muita atenção aos produtos processados à venda nos supermercados, como as papas e os boiões. Estes podem conter sal, açúcar, conservantes, corantes e outros ingredientes indesejáveis. Nestes produtos são também utilizados alguns substitutos do açúcar que têm efeito semelhante ao do açúcar. É o caso do sumo de uva ou de maçã concentrado e do mel, utilizados para adoçar boiões de fruta. Além disso, as quantidades presentes nos boiões ou recomendadas nas embalagens podem ser exageradas para o seu bebé.

Prefira, sempre que possível, as refeições preparadas em casa. Se o tempo para preparar as refeições for pouco, pode optar por hortícolas congelados ou já limpos e preparados. Pode também congelar diversas porções dos purés de legumes que preparar em casa.

Utilize os boiões somente em casos de necessidade, escolhendo os produtos com melhor composição. Saiba como com as nossas “Dicas para ir às compras”

4.    Se o seu bebé já está na creche ou aos cuidados de outra pessoa durante o dia, certifique-se de que as orientações para uma diversificação alimentar saudável estão a ser cumpridas. Procure fazer uma adaptação das ementas para que a alimentação do seu bebé não fique repetitiva e seja o mais saudável e variada possível.

5.      Ficam para outras etapas:

  • carne, peixe, mariscos e ovos;
  • leite de vaca e lacticínios como o iogurte e o queijo;
  • leguminosas, como os feijões, as lentilhas, a soja, o grão, as favas e as ervilhas;
  • espinafre, nabo, nabiça, aipo, tomate, beterraba e couve roxa.
  • laranja, clementina, toranja, limão, lima, amora, abacaxi, ananás, kiwi, maracujá  e morango;
  • arroz, massa, pão, bolachas, etc.;
  • frutos secos.