Acompanhar o crescimento da criança também em casa
Acompanhar o crescimento da criança através do seu peso e altura é essencial para identificar sinais de alerta e prevenir a obesidade antes que ela se instale. Este acompanhamento faz parte das consultas de saúde infantil de rotina. Até aos 2 anos de idade estas consultas são frequentes e os pais devem aproveitar para esclarecer as suas dúvidas e ouvir atentamente as explicações e os conselhos dos profissionais de saúde.
A partir dos 2 anos de idade, as consultas de saúde infantil de rotina passam a ser apenas de ano a ano. Saber pesar, medir a altura e acompanhar o crescimento do seu filho também em casa é muito importante para estes intervalos mais longos. Assim, será possível descobrir sinais de alerta para o risco de obesidade e procurar os cuidados de saúde antes que a situação se agrave ou a obesidade se instale.
Como pesar a criança em casa?
Como pesar a criança em casa?
A criança deve estar descalça e despida, ou apenas com uma roupa leve, como cuecas e t-shirt.
1. Coloque a balança em chão firme, como madeira ou pedra.
2. Peça à criança que suba para a balança e se mantenha direita, a olhar para frente e com os pés no centro da balança.
3. Anote o peso. Por exemplo, 15,1 quilogramas (kg).
Como medir a altura da criança em casa?
A criança deve estar descalça e sem roupa volumosa ou acessórios de cabelo que possam interferir com a medição.
1. Escolha um local onde o piso não tenha alcatifa ou tapete e onde exista uma parede lisa e sem rodapés.
2. Peça à criança que se encoste à parede com os pés juntos. Os calcanhares, as nádegas e a cabeça devem tocar a parede. As pernas da criança devem estar direitas, os braços ao lado do corpo e os dois ombros ao mesmo nível.
3. Encoste um objeto reto como uma régua ou um livro no topo da cabeça da criança de maneira a formar um ângulo reto com a parede.
4. Peça à criança que olhe para frente e marque o ponto na parede correspondente à altura (parte de baixo do objeto reto encostado à cabeça da criança).
5. Utilize uma fita métrica de metal para medir desde a base do chão até ao ponto marcado na parede, de modo a obter a medição da altura.
6. Anote a altura. Por exemplo, 98 centímetros (cm) ou 0,98 metros (m).
Como calcular e avaliar o IMC da criança?
Como calcular e avaliar o IMC da criança?
Para o diagnóstico do excesso de peso e da obesidade, os valores de peso e altura são transformados num indicador denominado índice de massa corporal (IMC).
Após pesar e medir a altura da criança, utilize a seguinte fórmula para calcular o seu IMC:
Por exemplo, se a criança tem 0,98 m de altura e 15,1 kg, o seu IMC será:
Para avaliar se o IMC da criança está ou não adequado terá de registá-lo no gráfico de percentis do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil da seguinte forma:
- No Boletim de Saúde Infantil e Juvenil da criança escolha o gráfico adequado para o registo: IMC 0-5 anos;
- Procure na linha de baixo do gráfico o ponto referente à idade da criança;
- Procure na linha do lado direito ou esquerdo do gráfico o ponto referente ao IMC da criança;
- Marque dentro do gráfico o ponto referente ao encontro do IMC com a idade da criança;
- Verifique na linha da direita do gráfico o percentil onde se encontra a criança.
Se observarmos a criança do exemplo, que tem um IMC de 15,73, e considerarmos que esta criança é um rapaz de 3 anos e 6 meses, no gráfico presente no Boletim de Saúde Infantil e Juvenil o ponto de encontro do seu IMC com a idade estará localizado em torno do percentil 50, conforme está demonstrado abaixo.
Depois de encontrar o percentil correspondente ao IMC da criança, faça uma análise e considere as seguintes situações como sinais de alerta, que podem significar um problema de saúde ou uma alimentação excessiva em relação aos níveis de atividade física da criança:
- IMC acima do percentil 85, que indica possível risco de excesso de peso. Havendo, com o passar do tempo, tendência de aproximação do IMC ao percentil 97, considera-se risco definitivo de excesso de peso.
- IMC acima do percentil 97, que indica excesso de peso.
- Ganho de peso rápido, com aumento do percentil do IMC a ultrapassar linhas de percentil na direção do percentil 85. Por exemplo, passar de um percentil próximo do 25 para outro próximo do 50, do 50 para o 75, e assim por diante.
Cabe referir que um IMC abaixo do percentil 3 ou com tendência a aproximar-se do mesmo é também um sinal de alerta, mas de magreza, e merece atenção médica.
Quando devo procurar a ajuda de um profissional de saúde?
Quando devo procurar a ajuda de um profissional de saúde?
Deve procurar ajuda de um profissional de saúde se o seu filho se encontra numa das situações de alerta que referimos nesta secção, ou seja:
- IMC entre o percentil 85 e o 97, com tendência a aumentar em direção ao percentil 97, o que significa risco de excesso de peso.
- IMC acima do percentil 97, que indica excesso de peso.
- Ganho de peso rápido, com aumento do percentil do IMC a ultrapassar linhas de percentil na direção do percentil 85. Por exemplo, passar de um percentil próximo do 25 para outro próximo do 50, do 50 para o 75, e assim por diante.
Somente um profissional de saúde poderá fazer um diagnóstico e definir se é necessário tomar medidas de tratamento ou prevenção do excesso de peso e quais são estas medidas.