Assegurar número de horas de sono adequado às idades e características da criança
Dormir menos do que o necessário também tem sido associado à obesidade infantil. As medidas de promoção de hábitos saudáveis de sono são também essenciais.
As rotinas dos contextos educativos propiciam a estrutura e organização essenciais para o estabelecimento de bons hábitos de sono. Contudo, os bebés e crianças têm necessidades e ritmos de sono diferentes. Por essa razão, a necessidade de horários e rotinas fixos associados aos cuidados para a infância pode, por vezes, entrar em conflito com as características individuais da criança. É importante conseguir um equilíbrio entre a estrutura e as necessidades individuais. Reconhecer e respeitar os sinais de sono e cansaço da criança é fulcral para o seu equilíbrio.
- Estabelecer rotinas adequadas às necessidades de sono de cada grupo de crianças (Quadro 1). A organização previsível é essencial, mas pode ser necessário fazer pequenos ajustamentos. Por exemplo, se um grupo de crianças tende a estar muito irritável à hora da refeição, pode ser preciso ajustar o horário. Se uma criança transitou do berçário para a sala de aquisição da marcha, pode continuar a precisar de um período de repouso a meio da manhã – quinze minutos numa almofada podem fazer milagres.
- Disponibilizar ambientes calmos e aconchegantes que convidem as crianças a dormir. Com grupos mais agitados, criar momentos de transição tranquila para o sono, como uma história, uma música de fundo ou umas festinhas a cada criança pode ajudar a alcançar o sossego. O mais importante é manter um ritual semelhante todos os dias.
- Permitir às crianças que usem objetos de transição, como a chucha, uma fralda ou boneco durante o período de repouso. Mas atenção, depois de uma fase inicial de adaptação à instituição, as crianças devem ser encorajadas a usar esses objetos apenas para dormir ou em momentos de maior agitação (por exemplo, quando se magoam ou adoecem).
- Evitar embalar os bebés ou crianças para dormirem. Algumas crianças precisam de mais ajuda para sossegar, mas devem ser deitadas ainda acordadas.
- Articular com as famílias para garantir que as rotinas de casa e da instituição respondem de forma consistente às necessidades de sono da criança. Por exemplo, se de manhã a criança entra mais tarde para a instituição, os pais devem ter o cuidado de levantar a criança à hora habitual para não prejudicar a sesta. Se a criança tem de acordar muito cedo e, por isso, de adormecer muito cedo, é importante garantir que não dorme a sesta até muito tarde para não interferir com o sono da noite.
- Reconhecer possíveis sinais de privação de sono, como a menor resistência a doenças e problemas de comportamento, como irritabilidade, impulsividade e desatenção.