Brincadeiras ativas para um crescimento saudável: 6 – 12 meses
A atividade física é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. As crianças ativas são mais saudáveis, mais fortes, mais sociáveis e mais confiantes. Para as crianças, a melhor forma de fazer atividade física é brincar!
O envolvimento dos pais é fundamental para incentivar uma vida ativa nos seus filhos. Estamos aqui para apoiá-los neste sentido. Saibam o que podem fazer durante esta fase da vida do vosso bebé.
O que são brincadeiras ativas?
As brincadeiras ativas são todas as atividades físicas feitas pelas crianças que incluem momentos de maior intensidade, ou seja, que fazem com que o coração fique mais acelerado e a respiração mais ofegante.
As brincadeiras ativas podem ser estruturadas ou não estruturadas. As brincadeiras ativas estruturadas, ou atividade física estruturada, são um tipo de atividade organizada que envolve regras, limites de tempo ou equipamentos especiais. São exemplos de brincadeiras ativas estruturadas as aulas de natação, de dança ou de ginástica, e os jogos desportivos. Já as brincadeiras ativas não estruturadas são atividades ou jogos espontâneos, como dançar em casa ao som de uma música, correr com os amigos, saltar, jogar à bola ou brincar num parque.
Mesmo antes de começarem a andar os bebés já podem brincar ativamente. Para um bebé uma brincadeira ativa pode ser esticar-se para alcançar um objeto, rebolar, baloiçar o corpo enquanto está sentado, rastejar ou gatinhar.
De quanto tempo de brincadeiras ativas precisa um bebé?
As brincadeiras ativas são essenciais para todas as crianças. As recomendações acerca da quantidade e do tipo de atividade física capazes de promover benefícios para a saúde das crianças desde pequeninas apenas agora começam a ser estabelecidas, nomeadamente para o primeiro ano de vida.
As crianças devem ter oportunidades diárias e constantes para fazer aquilo que melhor sabem: movimentar-se livremente, brincar e explorar.
É também importante combater o sedentarismo e evitar que as crianças passem longos períodos em espreguiçadeiras, cadeirinhas, carrinhos, parques ou restritas a espaços muito pequenos. Estes equipamentos são muitas vezes necessários, mas há que haver um equilíbrio entre o tempo que as crianças passam neles ou livres para movimentarem-se como quiserem.
Além disso, crianças com menos de 2 anos de idade não devem ver televisão. A televisão é um dos grandes obstáculos para a vida ativa das crianças e adultos nos dias de hoje. É de salientar que durante os 2 primeiros anos de vida a televisão é particularmente prejudicial para o desenvolvimento global da criança.
Qual o papel dos pais nesta fase?
O bebé está a aprender a explorar o mundo e o movimento tem aqui um papel muito importante. À medida que explora e conhece o mundo, o bebé está também a desenvolver o seu cérebro e as suas capacidades físicas. Ajude-o nesta tarefa e mostre-lhe as coisas divertidas que existem à sua volta. Brinque com ele e incentive as suas tentativas de exploração. Comemorem juntos cada momento vivido e cada conquista. Isso é muito importante para que o seu bebé tenha confiança para superar os novos desafios.
O gosto pelas brincadeiras ativas varia de criança para criança. O mais importante é disponibilizar à criança tempo, espaços seguros, brinquedos adequados e mostrar-lhe como é divertido. A criança pode experimentar diversas atividades até descobrir aquelas que realmente gosta e quer fazer. À medida que ela cresce, vai necessitar e gostar cada vez mais de explorar e decidir o que fazer ou o que não fazer. Siga os seus interesses e deixe-a comandar as brincadeiras. Muitas vezes a criança quer brincar sozinha, ou apenas observar aquilo que os adultos estão a fazer e o mundo ao seu redor. Isso é também muito importante para o seu desenvolvimento. Respeite a sua disposição do momento.
O respeito pelas suas preferências, pela sua disposição, bem como pelas suas capacidades e limitações é fundamental para que a criança desenvolva o prazer por uma vida ativa. Para isso é importante conhecê-la bem e ter a noção do que já pode ser capaz de fazer em cada etapa do desenvolvimento. Veja abaixo o que o seu bebé já pode ser capaz de fazer dos 6 aos 12 meses e confira algumas sugestões de brincadeiras ativas adequadas para esta fase.
Desenvolvimento do bebé e sugestões de brincadeiras ativas dos 6 aos 8 meses
Como é que o bebé se movimenta?
- Leva os pés à boca.
- Rebola, mudando da posição de barriga para cima para barriga para baixo e vice-versa.
- Senta-se sem apoio.
- Rasteja de barriga para baixo ou arrasta o rabo quando sentado para se movimentar pelos espaços.
- Consegue colocar-se na posição de gatinhar e pode ou não começar a gatinhar.
- Consegue ficar de pé com apoio.
Atenção à segurança!
A partir de agora o bebé vai conseguir chegar a novos locais e objetos da casa. Experimente colocar-se na posição de gatinhar para descobrir os perigos que estão ao alcance do bebé: tomadas, fios, objetos quebráveis, esquinas vivas, objetos cortantes, produtos de limpeza, escadas.
Consulte o texto “Brincar com segurança” e saiba mais sobre como garantir a segurança da sua criança enquanto brinca.
Sugestões de brincadeiras ativas:
- Coloque o bebé no chão e deixe-o movimentar-se livremente. Encoraje-o a deslocar-se, colocando-se de frente para o bebé, chamando por ele ou fazendo rebolar brinquedos.
- Disponibilize brinquedos com movimento, como bolas ou brinquedos com rodas para puxar e empurrar.
- Jogue às escondidas com o bebé e faça os brinquedos desaparecerem e voltarem a aparecer.
- Faça bolas de sabão e incentive o bebé a apanhá-las e rebentá-las.
- Cante canções que envolvam movimentos e toques suaves no corpo do bebé, ouçam música, “dancem” e toquem instrumentos, como maracas, chocalhos, paus de chuva e tambores.
Nota: As informações que disponibilizamos aqui servem apenas como um guia. Cada criança é uma criança. O desenvolvimento do seu bebé pode ser diferente de outro com a mesma idade.
Desenvolvimento do bebé e sugestões de brincadeiras ativas dos 8 aos 12 meses
Como é que o bebé se movimenta?
- Agarra objetos mais pequenos, como pedaços de papel ou cereais, fazendo pinça com os dedos.
- Dá adeus e bate palmas.
- Movimenta-se pelos espaços, gatinhando, rastejando ou arrastando o rabo.
- Consegue ficar sentado por períodos mais longos.
- Agarra-se aos móveis para se pôr de pé.
- Consegue ficar de pé, primeiro com apoio e mais tarde sem apoio.
- Consegue andar com apoio (agarrado aos móveis ou às mãos de um
adulto) e aos poucos pode começar a dar os primeiros passos sem apoio.
Atenção à segurança!
O bebé vai conseguir chegar a objetos que antes estavam fora do seu alcance. Retire os objetos perigosos e tome novas precauções de segurança, como colocar fechos nas janelas, gavetas e armários. Objetos pequeninos, como moedas ou ímanes que possam ser engolidos devem estar também fora do alcance do bebé.
Consulte o texto “Brincar com segurança” e saiba mais sobre como garantir a segurança da sua criança enquanto brinca.
Sugestões de brincadeiras ativas:
- Garanta ao bebé espaço para se movimentar das formas que preferir e evite deixá-lo por longos períodos em cadeiras, carrinhos ou parques que limitem o seu movimento.
- Disponibilize brinquedos com rodas para puxar e empurrar, blocos para empilhar e outros brinquedos com movimento. O bebé vai gostar de transportar brinquedos e outros objetos pela casa e de os pôr e tirar de caixas ou baús repetidamente.
- Brinque com o bebé: balouce-o no colo, transforme as suas pernas num escorrega ou num “túnel”, rebolem pelo chão, faça um pequeno túnel com uma caixa vazia ou utilize-a como um vagão de comboio puxado por si.
- Cante canções que envolvam movimentos e toques suaves no corpo do bebé, ouçam música, “dancem” e toquem instrumentos, como maracas, chocalhos, paus de chuva e tambores.
Dica…
Sempre que possível, leve a sua criança para brincar ao ar livre. Estar ao ar livre contribui para uma vida ativa e para a saúde e o bem-estar das crianças.
Nota: As informações que disponibilizamos aqui servem apenas como um guia. Cada criança é uma criança. O desenvolvimento do seu bebé pode ser diferente de outro com a mesma idade.
Natação, ginástica e outras atividades estruturadas para bebés
Existem aulas de natação e ginástica para bebés. Estas aulas não são mais do que brincadeiras mais ou menos organizadas que servem para estimular o desenvolvimento da criança e o prazer por uma vida ativa. Além, disso, são uma boa oportunidade de interação do bebé com os pais e de convívio entre os recentes papás.
Desde que sinta que é um prazer para os dois e não um transtorno, pode inscrever o seu bebé nestas atividades.
Informações adicionais:
Estrelas e ouriços: atividades em família – http://estrelaseouricos.sapo.pt/home
Associação para a Promoção da Segurança Infantil – http://www.apsi.org.pt/