Brincar em segurança
Brincar e explorar são atividades essenciais para o desenvolvimento saudável da criança. As pequenas quedas e os arranhões são inevitáveis, mas a supervisão e algumas medidas de segurança são fundamentais para evitar acidentes mais graves.
Os registos das idas aos serviços de urgência em Portugal revelam que mais de 70% dos chamados “acidentes domésticos e de lazer” com crianças dos 0 aos 4 anos acontecem em casa. Cerca de 7% acontecem numa instituição/escola.
Saiba como prevenir alguns dos acidentes domésticos e de lazer mais comuns em crianças dos 0 aos 5 anos.
Como proteger a sua criança
Quedas
As quedas são o tipo de acidente doméstico e de lazer que mais levam as crianças pequeninas às urgências.
- Ao mudar a fralda do bebé, mantenha sempre uma mão sobre o seu corpo.
- Nunca deixe o bebé sozinho sobre uma superfície alta, como uma cama, sofá ou trocador.
- Nunca deixe o bebé numa espreguiçadeira, alcofa ou cadeirinha de transporte, sobre uma mesa, bancada ou outra superfície alta. Os movimentos do bebé podem fazer com que a cadeira se mova e caia.
- Ao subir e descer escadas com o bebé ao colo, na alcofa ou na cadeirinha de transporte, segure-se no corrimão de forma firme.
- Ao andar com o bebé ao colo tenha o cuidado de ver onde pisa e andar devagar, para evitar tropeçar em brinquedos, tapetes, ou outros objetos que possam estar no caminho.
- Utilize um cinto de 5 pontos para prender a criança em espreguiçadeiras, cadeiras de alimentação ou cadeirinhas de transporte.
- Se tem escadas em casa, use portões de segurança para impedir que a sua criança tente subi-las ou desce-las sozinha. Feche bem os portões sempre que passar por eles. Mantenha os portões de segurança nas escadas até que a sua criança consiga subi-las e desce-las sem necessitar de ajuda, o que só vai acontecer por volta dos 4 anos.
- Mantenha vasos de plantas, cadeiras e outros móveis afastados das janelas. As janelas devem permanecer trancadas, com limitador de abertura que permita um máximo de 6,5 cm, ou protegidas com grade ou rede.
- Mantenha as portas para as varandas trancadas ou proteja as varandas com grades ou redes. Atenção aos vãos das grades da varanda. Não devem ser maiores do que 6,5 cm.
- Não deixe o seu bebé usar andarilhos (geralmente conhecidos por aranhas). Os andarilhos não ajudam o bebé a começar a andar e podem causar quedas perigosas.
- Evite deixar brinquedos na cama do bebé. O bebé pode apoiar-se neles para tentar sair da cama.
- Use grades de proteção nas camas até por volta dos 5 anos de idade.
- Tenha muito cuidado ao dar o banho e ao limpar a casa. Pisos de pedra ou cerâmica molhados podem causar quedas perigosas.
Atenção!
Nunca sacuda um bebé. Mesmo a brincar pode causar danos na sua coluna e no seu cérebro, ainda muito frágeis.
Pancadas, entalações e cortes
- Mantenha as facas, tesouras, abre-latas e outros objetos cortantes longe do alcance e da vista das crianças. Guarde-os em armários, caixas ou gavetas trancados.
- Não deixe a sua criança brincar a abrir e fechar portas. Utilize dispositivos próprios para impedir que a criança feche a porta e, eventualmente entale os dedos.
- As gavetas também trazem risco de entalão e há dispositivos para as manter fechadas
- Utilize protetores de esquinas para os móveis com esquinas pontiagudas.
- Certifique-se que os móveis da casa, principalmente as estantes, são seguros. Se for possível, fixe as estantes na parede. Ao apoiar-se para se colocar de pé ou para tentar subir nos móveis, estes podem virar-se sobre a criança ou deixar cair objetos.
- Evite deixar objetos de decoração, livros e outros objetos muito próximos da borda das estantes.
- Até por volta dos 3 anos de idade, mantenha a toalha da mesa e os fios dos eletrodomésticos longe do alcance da criança.
Dica:
Quando a sua criança começar a se movimentar sozinha, experimente fazer uma viagem pela casa de gatas. Dessa forma, conseguirá identificar com mais facilidade alguns perigos para o bebé. Por exemplo, aquela jarra especial que está numa prateleira baixa e que pode ceder facilmente à curiosidade do bebé e cair-lhe em cima.
Corpos estranhos, engasgamentos, asfixia, estrangulamentos e intoxicações
- Não deixe que a sua criança coma enquanto brinca. Ela pode engasgar-se.
- Mantenha pequenos objetos, como moedas, botões, ímanes, pilhas e partes pequenas de brinquedos dos irmãos mais velhos, longe das crianças mais pequeninas, até por volta dos 3 anos de idade. .
- Mantenha os sacos plásticos de qualquer natureza longe do alcance das crianças. Um saco plástico enfiado na cabeça de uma criança pode sufocá-la.
- Até 1 ano de idade, não utilize almofadas e edredões na cama do bebé. Se ficarem sobre a cara do bebé podem sufocá-lo.
- Mantenha as cordas e fios de cortinados e persianas longe do alcance da criança. Se for necessário, amarre-os em cima.
- Não deixe cordas e fios soltos pela casa. Nem mesmo o cinto de um roupão.
- Não utilize cordões ou fitas para prender a chupeta na roupa do bebé
- Mantenha fora do alcance e da vista da criança, nas prateleiras mais altas ou em caixas, armários ou gavetas trancadas: medicamentos, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, ambientadores e óleos essenciais, bebidas alcoólicas.
- Certifique-se de que as plantas existentes em casa ou no jardim não são venenosas.
- Ensine desde cedo a criança a não colocar nada na boca sem antes perguntar a um adulto.
Dica…
A supervisão é a forma mais eficaz de evitar os acidentes.
Mantenha-se sempre atento (a) ao que a sua criança está a fazer.
Choques elétricos e queimaduras
- Mantenha bebidas quentes, como leite, chás e café, longe do alcance da criança.
- Mantenha fósforos, velas e isqueiros longe do alcance e da vista da criança.
- Ao cozinhar, mantenha a criança afastada do fogão e do forno e, se possível, da cozinha. Procure utilizar os bicos do fundo do fogão e mantenha os cabos das panelas voltados para dentro, longe do alcance da criança.
- Após utilizar o ferro de passar e o secador de cabelo, mantenha-os longe do alcance da criança, tendo o cuidado de esconder também os fios.
- Mantenha a criança longe do alcance de aquecedores e lareiras.
- Na hora do banho, abra primeiro a torneira da água quente. Utilize um termómetro ou teste a temperatura da água antes de colocar a criança na banheira. Os bebés têm a pele muito sensível e queimam-se facilmente. A temperatura da água do banho deve estar próxima dos 36 ou 37ºC.
- Proteja as tomadas elétricas com protetores plásticos, próprios para este efeito.
Dica…
Não se esqueça do protetor solar e do chapéu quando levar o seu filho para brincar ao ar livre em dias de sol.
Afogamentos
- Nunca deixe uma criança pequena sozinha na banheira, nem por um segundo. Antes de iniciar o banho, certifique-se de que tem tudo o que precisa. Um bebé pode afogar-se em apenas 5 cm de água. ua.
- Esvazie a banheira assim que terminar o banho. Um pequeno descuido e a sua criança pode querer voltar para a banheira.
- Cerque ou cubra de forma segura lagos ou piscinas que existam no quintal da casa.
- Não tire os olhos da criança se esta estiver a brincar dentro ou próximo de uma piscina, mesmo que esteja com muito pouca água.
- Nunca deixe um balde cheio de água ao alcance de um bebé.
Lembre-se: a morte por afogamento é rápida e silenciosa.
Dica…
A supervisão é a forma mais eficaz de evitar os acidentes.
Mantenha-se sempre atento (a) ao que a sua criança está a fazer.