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Evitar o consumo de doces, fritos e salgados

Evitar o consumo de doces, bolos, chocolates, fritos de pacote e outros géneros alimentícios com excesso de açúcares, gordura e sal e de baixo valor nutritivo

O consumo de géneros alimentícios com excesso de açúcares, gorduras e sal e de baixo valor nutritivo está associado ao excesso de peso e a doenças como a diabetes.

  • Limitar o consumo de géneros alimentícios de baixo valor nutritivo a dias de festa e em pequenas quantidades.
  • Orientar os pais para não colocarem estes géneros alimentícios nas lancheiras dos filhos.
  • Nos dias de festa, convém não exagerar. A instituição deve esforçar-se para que os lanches nos dias de festa sejam mais saudáveis e incluam, por exemplo, frutas, vegetais, cereais integrais (pão, bolacha…) e queijos meio gordos.

É ainda muito importante incentivar outras formas de comemorar os aniversários, com atividades como:

  • Nomear o aniversariante o líder da turma durante aquele dia;
  • Realizar uma brincadeira ativa e dar um papel de destaque ao aniversariante;
  • Sugerir que os pais doem um livro para a biblioteca em vez de levarem os habituais saquinhos com guloseimas. Ler o livro para as crianças em sala;
  • Oferecer uma medalha, uma coroa ou outro adereço ao aniversariante e reservar um lugar especial para que ele se sente durante aquele dia;
  • Oferecer ao aniversariante um livro de recordações da turma, com desenhos e mensagens dos amigos.

Entre tantas outras que os educadores são peritos em criar!

Não utilizar alimentos para premiar ou confortar as crianças

Os alimentos recebidos como gratificação por bom comportamento ou como conforto em momentos de dor, tristeza ou irritação são normalmente bolachas e guloseimas. Nestas situações, ganham um valor especial e tornam-se, muitas vezes, os preferidos e mais desejados da criança. Este tipo de atitude pode ainda contribuir para que a criança se habitue a comer para aliviar momentos de tristeza e frustração ou para comemorar os seus sucessos.

Para momentos de dor e tristeza, os mimos e o apoio dos adultos e dos amigos são sempre boas alternativas. Além do elogio e de alternativas criativas com que os educadores estão familiarizados, como ser o líder da turma durante um dia, ganhar uma medalha ou preencher um calendário com carinhas tristes ou felizes, uma brincadeira ativa pode ser um prémio também muito interessante e saudável.