Incentivar o consumo de água e de alimentos saudáveis
Água
A água deve ser a bebida de eleição para satisfazer as necessidades de ingestão de líquidos da criança. Manter a água sempre disponível e em local de fácil acesso para as crianças, como parte das refeições e fora delas.
Evitar a oferta de bebidas açucaradas. As bebidas açucaradas só devem ser consumidas em dias de festa. Limitar a oferta de sumos 100% fruta ou naturais sem açúcar. Os sumos 100% fruta ou naturais sem açúcar não devem fazer parte da alimentação diária da criança, uma vez que não têm o mesmo valor nutritivo de uma fruta e podem acabar por representar um exagero em termos de fornecimento de energia. A oferta destes sumos pode ser limitada, por exemplo, a uma vez por semana.
Orientar os pais neste sentido relativamente às refeições que enviam para os seus filhos. O exemplo dos adultos é também fundamental.
Alimentos saudáveis: frutas e vegetais
As frutas e os vegetais, com especial atenção para a sopa, devem fazer parte da alimentação diária nas creches e jardins-de-infância, sendo oferecidos ao almoço e também como lanche.
Orientar os pais para que incluam frutas e vegetais nas refeições trazidas de casa.
Incentivar o uso destes alimentos em dias de festa e celebrações. Espetadas de fruta, batidos de fruta, palitinhos de legumes com molho de iogurte são apenas algumas ideias para lanches agradáveis e saudáveis que utilizam frutas e vegetais.
Para as crianças mais resistentes, servir uma pequena quantidade e incentivar que provem, evitando, no entanto, pressões para que comam. Dar o exemplo, proporcionando momentos de refeição em que as crianças observam os adultos a comer frutas e vegetais. Familiarizar as crianças com estes alimentos. Para isso, podem ser utilizados como parte das atividades em sala de aula, realizar secções de culinária ou fazer visitas e trabalhos em hortas e pomares.
Dica…
É mais fácil para a criança provar os alimentos em conjunto com os amigos. É mais provável que os aprecie se as refeições forem momentos agradáveis de convívio e aprendizagem, sem pressões para comer ou comentários desconcertantes.