Limitar o tempo que as crianças passam em atividades de ecrã, como ver televisão
Passar muito tempo a ver televisão está associado ao desenvolvimento da obesidade, de problemas ao nível da concentração, ao atraso no desenvolvimento da linguagem e a um pior desempenho na leitura por parte das crianças. Por essa razão, até aos 2 anos de idade as crianças não devem ver televisão.
A partir dos 2 anos de idade recomenda-se que o tempo passado em atividades de ecrã, como ver televisão, jogar videojogos ou fazer atividades em computadores, não exceda 2 horas por dia. É desejável que dos 2 aos 5 anos de idade as crianças não passem mais de 1 hora por dia nestas atividades. Para garantir o cumprimento destas recomendações, as creches e os jardins-de-infância não devem permitir que crianças até aos 2 anos de idade vejam televisão. Já as crianças dos 2 aos 5 anos não devem passar mais de 30 minutos a ver televisão.
Os pais têm de estar cientes do tempo que as suas crianças passam em atividades de ecrã enquanto estão na instituição e devem ser aconselhados a cumprir as recomendações.