Image Alt

Papa Bem

  >  Gravidez   >  O seu peso ao engravidar

O seu peso ao engravidar

Engravidar com o peso abaixo ou acima do que é considerado saudável pode ter consequências negativas tanto para a mãe quanto para o bebé. Consulte os materiais desta secção e conheça as influências do seu peso ao engravidar na sua saúde e na saúde do seu bebé. Saiba ainda quais são as recomendações neste sentido para alcançar o melhor para os dois.

O que é considerado um peso saudável para engravidar?

O peso saudável para engravidar é um peso considerado saudável para a população em geral. Vai variar de pessoa para pessoa de acordo, principalmente, com a sua altura. Para verificar se o peso de uma pessoa está adequado à sua altura utiliza-se um indicador denominado Índice de Massa Corporal (IMC).

O IMC de uma pessoa é calculado da seguinte forma:

Temos então a seguinte classificação para o IMC de adultos:

Baixo peso: IMC menor que 18,5

Peso normal: IMC entre 18,5 e 24,9

Excesso de peso: IMC maior ou igual a 25

Obesidade: IMC maior ou igual a 30

Recomenda-se que as mulheres procurem engravidar com um peso normal, ou seja, com um IMC entre 18,5 e 24,9.

Por exemplo, considere uma mulher que quer engravidar e tem 1,69m de altura e 58 kg.

Se utilizarmos a fórmula para encontrar o seu IMC temos:

Esta mulher tem então um IMC de 20,3, ou seja, um IMC classificado como normal e, por isso, considerado adequado para engravidar.     

Outros aspetos da sua saúde devem ser analisados. Ninguém melhor do que o seu médico para saber se o seu peso e o seu estado de saúde estão adequados para uma gravidez. Antes de engravidar, marque uma consulta de planeamento familiar. 

O que pode acontecer se engravidar com baixo peso ou com excesso de peso?

Engravidar com baixo peso ou com excesso de peso tem consequências tanto para a mãe quanto para o bebé.

Bebés filhos de mulheres que engravidam com baixo peso podem ter o seu crescimento limitado durante a gravidez e nascer com baixo peso. Nascer com baixo peso representa para o bebé um maior risco de adoecer e até de morrer logo após o nascimento, de sofrer atrasos no desenvolvimento e de vir a ter doenças cardiovasculares e diabetes na vida adulta.

Já a obesidade da mãe no início da gravidez aumenta o risco de diabetes gestacional, tensão alta, pré-eclampsia e parto por cesariana. As mulheres obesas têm ainda maior risco de aborto e parto prematuro e podem ter mais dificuldade em iniciar o aleitamento materno. Os bebés de mães obesas ao engravidar têm maior risco de defeitos congénitos, como espinha bífida e defeitos cardíacos, de nascerem muito grandes, de virem a ser obesos e ter diabetes tipo 2 mais tarde.

Os riscos serão maiores quanto mais grave for a obesidade da mãe. Contudo, mesmo o excesso de peso já pode contribuir para aumentar alguns destes riscos. 

Quero engravidar e o meu peso não é o adequado. O que devo fazer?

Ter um peso saudável é sempre bom para a sua saúde e para a gravidez. Por isso, se tem baixo peso ou excesso de peso é possível que o seu médico a aconselhe a ganhar ou perder peso antes de engravidar.

É fundamental que estes processos sejam feitos com base em hábitos saudáveis de alimentação e atividade física e sejam acompanhados por profissionais de saúde. Por vezes, em casos mais extremos, pode ser recomendado adiar um pouco a gravidez. Após a melhoria dos hábitos e o ajuste do peso, o seu médico deverá avaliar o seu estado de saúde para que possa engravidar com toda a segurança.    

Não se sabe ao certo se perder peso para engravidar com um peso saudável contribui para a prevenção da obesidade no bebé. Mas hábitos saudáveis de alimentação e atividade física e um ganho de peso saudável durante a gravidez podem contribuir para prevenir esta e outras condições, como a diabetes gestacional.

Não se esqueça ainda que os seus hábitos irão influenciar bastante os hábitos do seu filho no futuro. A gravidez pode servir como oportunidade para iniciar uma vida familiar mais saudável!

Estou grávida e o meu peso não é o adequado. E agora?

Engravidar com baixo peso ou excesso de peso não é motivo para pânico. Em primeiro lugar, nunca pense em emagrecer. Emagrecer durante a gravidez pode ser perigoso para o seu bebé.

O melhor que pode fazer para si e para o seu bebé é procurar ter uma vida cada vez mais saudável, com bons hábitos de alimentação, atividade física e descanso. Cumprir as recomendações de ganho de peso será ainda mais importante. Assim poderá evitar algumas das consequências negativas do baixo peso e do excesso de peso durante a gravidez.

Mantenha o acompanhamento da gravidez nas consultas de saúde materna, siga os conselhos dos profissionais de saúde que a acompanham e continue a consultar os materiais que o Projeto Papa Bem preparou para si!